Famalicão marca 51 anos de Liberdade
2025-03-26 às 06h00
Foi lançada ontem a campanha solidária ‘Cruz da Esperança’, iniciativa que decorre até 30 de Abril em prol da Cáritas Arquidiocesana de Braga.
O Tesouro-Museu da Sé de Braga lançou ontem a campanha solidária da Páscoa para apoiar a Cáritas Arquidiocesana de Braga. Da autoria de Carlos Dias, a ‘Cruz da Esperança’ surge como uma peça única e minimalista, que através do grés e da porcelana explora os contrastes o barro. A campanha em prol da causa social decorre até 30 de Abril.
A Loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga reforça a sua missão socio-caritativa, com mais uma acção para ajudar a Cáritas Arquidiocesana. Desta feita o desafio foi lançado ao artista barcelense Carlos Dias, natural de Galegos S. Martinho, actualmente com atelier em S. Veríssimo, Barcelos. Assumidamente minimalista, a ‘Cruz da Esperança’ foi criada com o intuito de encaixar no propósito da Cáritas, e remeter para o período Pascal. “Nesta peça encontramos o conforto e a esperança. A beleza das flores remete-nos para a transformação da dor. Por outro lado, com tantos conflitos à escala mundial, encontramos a representação da paz através das pombas”, referiu Carlos Dias.
A ‘Cruz da Esperança’ tem o custo de 30 euros, sendo que 10 euros revertem para a Cáritas Arquidiocesana de Braga. “O fruto da venda será repartido pela Cáritas Arquidiocesana de Braga, contribuindo para a causa social, que sempre, infelizmente, germina e clama em nosso redor e bem perto de nós”, notou o Cónego João Paulo Alves.
Em nome do Cabido da Sé de Braga, o Cónego apontou “a fé, a cultura, a história e a caridade” como as multifunções que o Cabido deve promover. Entre estas, destacou a caridade como “aquela que não nos deve regatear algum preço ou custo”. “É neste sentido que estamos dispostos a manter esta parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga, uma instituição exemplar no cumprimento da sua missão”, considerou.
Eva Ferreira, da Cáritas Arquidiocesana de Braga, enalteceu a importância da parceria com o Tesouro Museu da Sé, apontando-a como “fundamental para a execução da nossa missão”, e agradeceu ao artista pela “lindíssima obra de arte. Cada artista coloca naquilo que faz todo o seu amor, basta olhar que, facilmente, percebemos quanto amor está nesta cruz”, disse.
Em representação do Município de Braga, o vereador Altino Bessa notou o “grande simbolismo” da ‘Cruz da Esperança’, peça que representa o “voo permanente da Cáritas na busca pelo auxílio aos mais desfavorecidos”. Altino Bessa classificou o trabalho levado a cabo pela Cáritas como “distinto”, destacando a “qualidade, profissionalismo e entrega” dos seus membros.
22 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário