Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Um artista agnóstico na Semana Santa
Treinadores vêem quatro candidatos à vitória na Taça de Portugal de hóquei em patins

Um artista agnóstico na Semana Santa

Ponte de Lima vai iniciar terceiro projecto de restauro ecológico de área protegida

Um artista agnóstico na Semana  Santa

Braga

2025-03-22 às 11h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Encontro entre o sagrado e o profano, presente na produção artística mais recente de Giancarlo Pavanello, justifica a inclusão da exposição ‘Verbo Diviso’ nas Solenidades da Semana Santa dde Braga.

Citação

Porquê um artista agnóstico no programa cultural das Solenidades da Semana Santa de Braga? À pergunta responde Helena Mendes Pereira, a curadora da exposição ‘Verbo Diviso, uma tríade de Giancarlo Pavanello’, com a constatação de que o artista tem assumido, nos últimos anos, “um novo encontro: com o sagrado, com a fé, com a simbologia de vida de Jesus Cristo, com Deus”.
A proposta da primeira exposição da zet gallery para a programação cultural das Solenidades da Semana Santa foi, assim, bem aceite pela respectiva comissão organizadora.
“A par da espiritualidade, a arte e a cultura são o melhor para nos preparar para a celebração da Páscoa”, considerou ontem o presidente da comissão, o cónego Avelino Amorim, na inauguração de “Verbo Visivo uma tríade de Giancarlo Pavanello’
Este responsável apontou a iniciativa da galeria bracarense como mais um contributo para fazer da Semana Santa Braga um itinerário cultural que seja re- conhecido pelo Conselho da Europa.
Helena Mendes Pereira justifica ainda que as vias sacras de Giancarlo Pavanello, em destaque na exposição ontem inau-gurada, “são também espelho deste encontro e síntese da sua maturidade plástica e poética, propondo-nos uma leitura compassiva e aberta dos Passos de Jesus Cristo, que este período da Quaresma assinala, considerando a sua relevância para os ca-tólicos”.
O agnóstico Giancarlo Pavanello concebeu uma Via Sacra do Logos para celebrar o seu 80.º aniversário. Uma primeira versão pode ser apreciada na exposição ‘Global Visual Poetry’, organizada no Dicastério para a Cultura e a Educação, presidida pelo cardeal português José Tolentino Mendonça. Uma segunda versão pode ser vista agora na cidade de Braga.
A inauguração de “Verbo Vi- sivo, uma tríade de Giancarlo Pavanello’ contou com a apresentação de uma recente composição musical de Pedro Abrunhosa, criada especificamente para este momento, partindo do poema ‘Sexta Feira Santa’, do último livro do cardeal D. Tolentino de Mendonça.
A poesia visual presente na sua obra do artista Giancarlo Pavanello justificou a escolha das datas de inauguração e de fecho da exposição que reúne o seu percurso artístico, o Dia Mundial da Poesia e Domingo de Páscoa, respectivamente, associando assim as celebrações da arte e da fé católica.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho