1000 árvores plantadas no âmbito da iniciativa Março Verde
2025-02-15 às 06h00
Irregularidade tem marcado as temporadas de SC Braga e Vitória SC. Conquistadores ocupam o 7.º posto e estão ‘obrigados’ a vencer para manterem-se vivos na corrida pela Europa. Arsenalistas recuperaram terreno em 2025 e já sonham com o pódio.
O dérbi do Minho da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol entre Vitória SC e SC Braga chega num momento de grande importância para ambas as equipas, que têm vivido uma época marcada pela irregularidade. Apesar de demonstrarem qualidade em vários momentos da temporada, tanto vimaranenses como arsenalistas têm sentido dificuldades em manter uma certa consistência exibicional.
A equipa de Guimarães ocupa um decepcionante 7.º lugar no campeonato, um cenário que aparenta estar aquém do potencial do plantel. A irregularidade defensiva tem sido um dos grandes problemas do Vitória SC, com vários pontos perdidos nos instantes finais dos jogos. Exemplos como os encontros frente a Sporting, Farense, Nacional, Estrela da Amadora e Boavista demonstram essa fragilidade, que vai custando caro na luta pelos lugares europeus.
O jogo deste domingo ganha assim uma importância acrescida, não só para aproximar o Vitória SC do top-5 da I Liga, mas também porque a próxima jornada reserva uma deslocação difícil ao Estádio do Dragão. Um triunfo no dérbi minhoto poderá ser fundamental para manter viva a esperança de alcançar as competições europeias.
Por sua vez, os arsenalistas encontram-se num duelo intenso com o FC Porto pela 3.ª posição do campeonato. Apesar de uma temporada algo irregular, o início de 2025 tem sido positivo para o SC Braga, que chega ao dérbi embalado por cinco vitórias consecutivas na I Liga.
Ainda que a inconsistência tenha sido um problema ao longo da época, a verdade é que a equipa bracarense está mais próxima dos seus objectivos do que o Vitória SC. A luta pelo pódio continua em aberto e um triunfo em Guimarães seria um passo importante para consolidar essa ambição.
Olhando para o percurso de ambos os conjuntos minhotos, fica claro que esta tem sido uma temporada de altos e baixos para os dois lados da batalha deste domingo. Tanto Vitória SC como SC Braga já tiveram bons momentos ao longo da época, mas a falta de regularidade tem sido uma constante, acompanhada por mudanças no comando técnico de ambas as formações (Carlos Carvalhal rendeu Daniel Sousa nos bracarenses, enquanto que Luís Freire é o 3.º timoneiro dos Conquistadores nesta temporada, depois das saídas de Rui Borges e, curiosamente, Daniel Sousa).
28 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário