“Apenas pecou por ninguém colocar a bola dentro da baliza”
2024-09-20 às 06h00
Os trabalhos dos três vencedores do Concurso Jovens Criadores 2024 encontram-se expostos no Braga Parque. A exposição, inaugurada ontem por Sameiro Araújo e João Rodrigues, vem dar visibilidade aos jovens talentos bracarenses.
Foi inaugurada, na tarde de ontem, no Braga Parque, a exposição Jovens Criadores 2024. A mostra conta com os trabalhos dos três vencedores desta edição e surge com o propósito de dar maior “visibilidade a estes jovens talentos”, notou a vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo.
Recorde-se que o Concurso Jovens Criadores é uma iniciativa promovida pelo Município de Braga e tem como intuito promover e incentivar o espírito criativo e inovador dos jovens bracarenses na área da moda. Esta 5.ª edição teve como tema central ‘As Artes’, tendo como base o título de Capital Portuguesa da Cultura que a cidade ostenta em 2025. A 8 de Junho, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães acolheu a final do concurso onde Bruno Lima surgiu como o grande vencedor com a apresentação da colecção ‘Prayer’. Nuno Magalhães conquistou o segundo lugar, enquanto Crystal Santos garantiu o terceiro.
Os trabalhos dos três vencedores da edição 2024 encontram-se agora expostos no Braga Parque, podendo desta forma ser apreciados por milhares de pessoas.
A mostra foi inaugurada na tarde de ontem pela vice-presidente da câmara de Braga, Sameiro Araújo, e pelo vereador João Rodrigues. “Trata-se de uma exposição da maior importância, mais até do que o próprio prémio monetário, porque dará uma visibilidade a estes jovens criadores que de outra forma não teriam. Esta exposição vem dar a visibilidade que eles pretendem e que nós pretendemos que eles tenham também”, defendeu Sameiro Araújo.
A vice-presidente sublinhou que o propósito do município é “dar asas para que estes jovens talentos possam voar, facultar-lhes estes contactos e algum mediatismo para que eles possam continuar a sonhar e prosseguir com as suas carreiras”.
A 5.ª edição do Concurso Jovens Criadores contou com a participação de 18 concorrentes, “um número que superou em larga medida os habituais 10 participantes”, disse ainda Sameiro Araújo. “Confesso que fiquei admirada por o vencedor deste ano ser um jovem com apenas 18 anos. Fiquei contente por ver tanta qualidade num jovem de tão tenra idade, é algo muito gratificante também para nós”, acrescentou. A vice-presidente deixou ainda um agradecimento ao Braga Parque, “um parceiro excepcional que está sempre connosco e dará visibilidade aos nossos jovens, expondo aqui os trabalhos deles nesta montra privilegiada”, disse.
Presente no dia de ontem, o vencedor Bruno Lima, hoje com 19 anos, recordou todo o processo de criação, um processo “trabalhoso”, mas que se traduziu numa felicidade imensa perante o resultado final. “Fiquei muito satisfeito com o conceito de cada peça. Não são peças usáveis no dia-a-dia, são peças mais conceptuais”, explicou. Como fonte de inspiração surgiram os monumentos bracarenses, imagens de marca da cidade, designadamente: o Cruzeiro do Campo das Hortas, o Arco da Porta Nova, as Sete Fontes e a Sé de Braga.
“Fiquei naturalmente muito feliz por ser o vencedor. Confesso que fiquei inicialmente incrédulo porque vi trabalhos incríveis de outros concorrentes”, admitiu Bruno Lima, revelando que o futuro passará seguramente pelo mundo da moda. “É o caminho a seguir, é o que pretendo fazer como profissão. Este concurso foi um óptimo início e uma motivação para continuar”, declarou o jovem artista.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário