Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Uma nova era vai começar em Braga
“TUB são exemplo a nível nacional”

Uma nova era vai começar em Braga

Técnicos de diagnóstico do Hospital de Braga reivindicam “aplicação da lei” nos seus contratos

Uma nova era vai começar em Braga

Desporto

2019-12-26 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Guerreiros regressam amanhã ao trabalho, já com o novo técnico, Rúben Amorim, a orientar a sessão, tendo em vista a visita ao Jamor para defrontar Belenenses SAD. Trabalho desenvolvido na equipa B é bom prenúncio para o que resta da época.

Depois das mini-férias do Natal, a equipa do SC Braga regressa amanhã ao trabalho e já com Rúben Amorim ao comando da equipa. O técnico deverá ser oficialmente apresentado entre hoje e amanhã e o primeiro contacto com os jogadores acontecerá no treino da tarde, que marca o início da preparação do jogo com o Belenenses SAD, referente à 15.ª jornada da I Liga.
É precisamente no campeonato que Rúben Amorim terá o maior desafio nesta aventura como técnico principal do SC Braga. A equipa está neste momento no 8.º lugar da I Liga, com 18 pontos, a seis de distância do 4.º lugar, que é ocupado pelo FC?Famalicão.

A equipa conta já com seis derrotas em 14 jogos e esse é um registo nada agradável para uma equipa como a do SC Braga, que luta sempre pelos lugares cimeiros e que procura retomá-los o mais rapidamente possível.
A chegada de Rúben Amorim a Braga aconteceu no passado dia 16 de Setembro, altura em que o agora técnico principal assumiu os destinos da formação secundária dos arsenalistas, por troca com Wender. Três meses volvidos, o trabalho do técnico de 34 anos é muito positivo e altamente motivante para o desafio que agora encara. A margem de erro no campeonato é cada vez mais curta e Rúben Amorim sabe-o, pelo que as oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota ao serviço da equipa B, a qual deixou no 2.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal, é um excelente cartão de visita.
O facto de ter passado praticamente um trimestre a trabalhar de perto com os jovens jogadores da formação do clube abre-lhes também uma perspectiva de, a curto, médio ou longo prazo terem uma possibilidade de se mostrarem junto dos ‘mais velhos’.

Mesmo no plantel principal, jogadores que não têm disposto do período de utilização desejado, podem agora ganhar uma nova vida com a ‘chegada’ de Rúben Amorim. Falamos dos casos, por exemplo, de Diogo Viana, Cajú, Xadas ou Murilo, tudo atletas que foi tendo uma utilização muito curta com Ricardo Sá Pinto.
Quando foi apresentado como técnico da equipa B, Rúben Amorim prometeu muito “profissionalismo e trabalho”, ingredientes que colocará também agora ao serviço da equipa principal, este que é o maior desafio da ua ainda curta carreira como técnico principal.
Para além do SC Braga B, Amorim contou ainda com uma curta passagem pelo Casa Pia,na época passada, igualmente no Campeonato de Portugal.

Rúben Amorim não vai poder assumir estatuto de técnico principal

O facto de o novo técnico do SC Braga não possuir o nível IV irá condicionar de certa maneira a sua passagem pelo banco de suplentes dos Guerreiros do Minho.
Numa situação idêntica à de Rúben Amorim está, por exemplo, Silas, técnico do Sporting. Comum a ambos está o facto de não poderem assinar a ficha dos jogos oficiais com o estatuto de treinador principal.
Essa é uma das formalidades regulamentares da Liga, que exige que todos os técnicos das equipas da I Liga possuam o nível IV da sua categoria profissional. Esse dado não irá condicionar, contudo, a hierarquia, uma vez que um dos adjuntos de Rúben Amorim, Jorge Vital (técnico de guarda-redes), assumirá a questão do nível IV.

Outros dos aspectos que irá condicionar a acção de Rúben Amorim no banco de suplentes é o facto de o técnico não poder estar constantemente de pé, junto à linha lateral, a dar as indicações necessárias aos seus jogadores, tarefa que terá de dividir de forma mais evidente com o seus adjunto número um, que terá uma missão de ‘interlocutor’. Amorim está ainda impedido de falar na flash-interview após cada desafio, de acordo com o Regulamento de Competições.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.