Correio do Minho

Braga, sábado

UMinho acolhe mais de meio milhar de alunos estrangeiros
Hospital de Braga alertou para o cancro da mama

UMinho acolhe mais de meio milhar de alunos estrangeiros

Reabilitação de solos e linhas de água afectados pelo incêndio concluída até ao fim do ano

Ensino

2018-09-16 às 07h00

Redacção

Universidade do Minho deu boas-vindas a 530 estudantes estrangeiros que vão estudar na instituição, 350 ao abrigo de programas de mobilidade e 180 que ingressaram em concurso especial.

A Universidade do Minho deu as boas-vindas a 530 estudantes estrangeiros que vão frequentar a instituição — 350 vão frequentar o 1.º semestre ao abrigo de programas de mobilidade e 180 ingressaram através do concurso especial de acesso para estudantes internacionais.
Os cerca de 350 estudantes de mobilidade irão realizar, na Universidade do Minho, um período de estudos/estágio durante o 1.º semestre/ano lectivo de 2018/ 2019. Os estudantes, que foram recebidos com iniciativas realizadas ao longo da semana, são oriundos de 36 países, entre eles Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia, Arménia, Brasil, Colômbia e China.
A sessão de boas-vindas a estes alunos estrangeiros decorreu no campus de Gualtar, em Braga, com a presença da pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins. Seguiu-se a apresentação de unidades de serviço da UMinho, tais como o Gabinete de Apoio ao Ensino, os Serviços de Documentação e de Acção Social, além do projecto Tutorias por Pares e da Associação Académica.
Da parte da tarde, os estudantes participaram num peddy-paper pelo centro histórico de Braga, o qual terminou com a recepção oficial pelo reitor Rui Vieira de Castro, no Largo do Paço.
O programa de acolhimento para os cerca de 180 estudantes que ingressaram na UMinho através do concurso especial de acesso para estudantes internacionais decorreu nos dias 13 e 14 de Setembro.
A sessão de boas-vindas pela pró-reitora Carla Martins realizou-se esta quinta-feira, às 11 horas, no campus de Azurém, em Guimarães.
Seguiu-se uma visita guiada ao campus e, de tarde, ao centro histórico, incluindo ao Castelo e ao Paço dos Duques de Bragança.
Na sexta-feira, as actividades tiveram lugar em Braga, com a apresentação dos Serviços da UMinho, do projecto Tutorias por Pares e da Associação Académica, seguida de uma visita ao campus.
Da parte da tarde, foi oferecida uma visita guiada ao centro da cidade, a qual terminou no Largo do Paço, onde os estudantes foram recebidos pelo reitor Rui Vieira de Castro.
Entretanto, amanhã, pelas 14.30 horas, a UMinho promove a sessão de boas-vindas aos cerca de 2800 novos estudantes que ingressaram este ano na academia. Os alunos vão ser recebidos numa cerimónia solene no Pavilhão Desportivo do campus de Gualtar, em Braga.
A sessão inclui intervenções do reitor Rui Vieira de Castro e do presidente da Associação Académica (AAUM), Nuno Reis, bem como testemunhos de ex-alunos, vídeos e actuações do Coro Académico da UMinho, da Tuna Universitária do Minho e dos Bomboémia.
Da parte da manhã decorre a apresentação das 11 Escolas e Institutos da UMinho pelos seus responsáveis. Segue-se o almoço na cantina de Gualtar para os novos alunos do 1.º ciclo e mestrado integrado, na presença de membros da equipa reitoral e da presidência das Escolas e dos Institutos. A sessão de boas-vindas presidida pelo reitor repete-se pelas 18.30, para os estudantes do regime pós-laboral, no anfiteatro B1, seguindo-se um jantar na cantina de Gualtar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.