Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho acolheu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias
Regularização e renaturalização da ribeira de Castro e rio Torto será mais-valia para os Bracarenses

UMinho acolheu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias

Propostas da Confeitaria Fonte Seca vão dos famosos croissants às tapas

UMinho acolheu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias

Ensino

2023-11-28 às 14h57

Redacção Redacção

O evento contou com a participação de 16 universidades e institutos nacionais.

Citação

A Universidade do Minho acolheu há dias, no campus de Gualtar, em Braga, a 2ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias.

Este encontro, onde participaram representantes de 16 universidades e institutos, teve como principal ponto de agenda a definição da criação de um fórum de IES, cuja finalidade é o de promover uma resposta conjunta aos diversos desafios nacionais que são colocados a estas instituições portuguesas, que estão inseridas em contexto de Universidades Europeias.

O evento foi dirigido pelo coordenador institucional da Aliança Arqus na Universidade do Minho, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa e contou com a participação de representantes das IES, num total de 18 integrantes das Alianças. A reunião contou ainda com a participação da presidente e da coordenadora da Equipa Ensino Superior na Agência Nacional Erasmus+.

O ponto central da agenda foi a definição do modelo de organização e funcionamento de um fórum de IES. Esse fórum será o espaço para discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, além de se configurar como um local para compartilhar boas práticas, possibilitando uma resposta conjunta aos diversos desafios institucionais. O Fórum procurará constituir-se como interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias com o governo bem como com entidades portuguesas implicadas na coordenação do ensino superior. Nesta fase de arranque, a liderança do Fórum ficará sob a responsabilidade tripartida da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

A Comissão Europeia define as Universidades Europeias como alianças transnacionais, que “abrirão caminho para as universidades do futuro, promovendo os valores e a identidade europeia e revolucionando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu”, adianta Manuel João Costa. A Universidade do Minho tem desenvolvido um trabalho de relevo na Aliança Arqus, em particular na coliderança das acções centradas no envolvimento dos estudantes, inovação pedagógica e envolvimento dos ecossistemas. As alianças das Universidades Europeias são uma iniciativa emblemática da estratégia europeia para as universidades, e a Comissão Europeia tem como ambição expandir, até meados de 2024, esta iniciativa para 60 alianças de universidades europeias envolvendo mais de 500 instituições de ensino superior.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho