Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
UMinho apresenta o ‘best-of’ da investigação da academia
Kiko triunfa em Viana do Castelo

UMinho apresenta o ‘best-of’ da investigação da academia

Comemorações do 25 de Abril em Vila Verde: da Assembleia Municipal Jovem à ‘Manif’

UMinho apresenta o ‘best-of’ da investigação da academia

Ensino

2024-01-29 às 10h14

Redacção Redacção

A 1.ª edição dos ‘UMinho Research & Innovation Open Days’ realiza-se amanhã e quarta-feira. O evento, que inclui meia centena de oradores, vai apresentar o melhor da investigação da academia.

Citação

O melhor da investigação e inovação da Universidade do Minho (UMinho) vai ser conhecido nos dias de amanhã e quarta-feira, na 1.ª edição dos ‘UMinho Research & Innovation Open Days’. O evento inclui sete painéis e meia centena de oradores.
O edifício 2 do campus de Gualtar está a “vestir-se de gala” para as apresentações de projectos, de oradores e de posters. Há muito para descobrir entre 30 centros de investigação, 13 laboratórios colaborativos, nove laboratórios associados, 12 unidades de interface e 48 spin-offs.

A abertura oficial é já amanhã às 9.15 horas, no auditório B1, com o reitor, Rui Vieira de Castro, e o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.
O painel inicial junta três vencedores da bolsa do Conselho Europeu de Investigação, a mais prestigiada na UE: Ana João Rodrigues tem analisado o prazer e a aversão no cérebro, Paulo Lourenço estuda o património histórico perante sismos e Alexandra Marques cria modelos 3D de tecidos de pele doentes.
O segundo painel conta às 11.15 horas com representantes dos laboratórios associados. Às 14.30 horas, dá-se a voz a outras unidades deste ecossistema de inovação: DTx, CCG, ProChild, Colab4 Food, Fibrenamics, PIEP, TecMinho e Karion Therapeutics.

Em paralelo, no auditório B2, jovens cientistas vão divulgar em formato pitch os seus projectos, ligados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este formato repete-se na manhã seguinte, com mais nove investigações promissoras.
A cooperação internacional vai ser avaliada às 15.30 horas, com Rui Munhá, pivô para questões europeias na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e os investigadores José Manuel Méijome, do Centro de Física, e José Campos e Matos, do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas. Já a mesa redonda sobre publicações científicas de acesso livre traz duas referências na área – Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe, dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho