Milhares 'invadiram' ruas de Braga na primeira jornada da Noite Branca
2024-02-18 às 20h00
Investigadora coordena estudos sobre o desenvolvimento de crianças e famílias em situação de elevada adversidade psicossocial, financiados pela FCT e pela Fundação Bial.
A Universidade do Minho entregou este sábado, na cerimónia do seu 50º aniversário, o Prémio de Mérito Científico 2024 a Isabel Soares, da Escola de Psicologia. A distinção é atribuída anualmente a um/a investigador/a da UMinho que se destaque pela sua atividade de excelência.
“É uma alegria ter o reconhecimento da minha carreira construída nesta casa ao longo de 30 anos”, referiu Isabel Soares. A investigação que tem desenvolvido “só foi possível graças ao privilégio de ter encontrado pessoas verdadeiramente únicas” e que a inspiraram. “Desde a minha família, que proporcionou todas as condições para realizar os meus sonhos, até aos estudantes e colegas na academia, pacientes na minha atividade clínica, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade na minha atividade de investigação, que foram especiais e fundamentais”, acrescentou.
Nascida em S. Mamede de Infesta, distrito do Porto, Isabel Soares é licenciada e doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto. Ingressou na UMinho em 1993, onde é professora catedrática, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia e membro do Conselho Geral, depois de ter dirigido cursos, departamentos e presidido à Escola de Psicologia. É presidente e investigadora responsável pelo laboratório colaborativo ProChild CoLAB, que recebeu o Prémio Direitos Humanos 2023, atribuído pela Assembleia da República. A sua investigação inscreve-se no domínio da vinculação e psicopatologia do desenvolvimento. Tem cerca de 150 publicações em livros e revistas científicas nacionais e internacionais, tendo orientado dezenas de teses de mestrado e doutoramento. É membro do Conselho Nacional de Psicólogos da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Em 2023 recebeu o Prémio Ibérico de Psicologia, atribuído pela OPP e pelo Consejo General de Psicologia de Espanha.
Dezassete cientistas distinguidos
O Prémio de Mérito Científico já foi atribuído a 17 investigadores da UMinho. Lançado em 2009, destacou desde então Nuno Peres (Escola de Ciências), Rui L. Reis (Escola de Engenharia, hoje no I3B’s), Carlos Mendes de Sousa (Instituto de Letras e Ciências Humanas), Odd Rune Straume (Escola de Economia e Gestão), Nuno Sousa (Escola de Medicina), Armando Machado (Escola de Psicologia), José António Teixeira (Escola de Engenharia), Moisés de Lemos Martins (Instituto de Ciências Sociais), Paulo Lourenço (Escola de Engenharia), José González-Méijome (Escola de Ciências), Leandro Almeida (Instituto da Educação), Patrícia Jerónimo (Escola de Direito), António Vicente (Escola de Ciências), Helena Machado (Instituto de Ciências Sociais), Fernando Alexandre (Escola de Economia e Gestão), António Salgado (Escola de Medicina), além de Isabel Soares.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário