Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
UMinho cria videojogo para (futuros) enfermeiros treinarem as competências emocionais
‘Calma é só amanhã!’ vem pensar a liberdade na noite de 24 de Abril

UMinho cria videojogo para (futuros) enfermeiros treinarem as competências emocionais

Trinta anos se passaram desde aquela tarde

UMinho cria videojogo para (futuros) enfermeiros treinarem as competências emocionais

Ensino

2023-10-15 às 16h16

Redacção Redacção

Projeto europeu liderado por Lisa Gomes vai ser apresentado no congresso “Serious Games & Emotional Competence in Higher Education”, que se realiza esta segunda e terça-feira, em Braga

Citação

A Escola Superior de Enfermagem (ESE) da Universidade do Minho organiza a 16 e 17 de outubro o congresso internacional “Serious Games & Emotional Competence in Higher Education”, juntando 250 participantes de dez países no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa conclui o projeto europeu homónimo liderado pela professora Lisa Gomes, da ESE, que resultou num curso inovador de competência emocional e num jogo de realidade virtual para desenvolver competências emocionais nos estudantes de enfermagem. O evento conta ainda com vinte oradores de países como Chile, EUA, Suíça e Países Baixos, além de 24 comunicações livres, afirmando a partilha e a discussão da investigação nesta área.

A conceção do jogo de realidade virtual para elicitação de emoções é do género escape room, em que entramos numa casa, vemos uma jovem inanimada no chão e vamos obtendo pistas para saber o que sucedeu e aceder a outros espaços. De forma subtil, testamos as emoções, como medo, alegria, nojo e tristeza. Vamos tocar na mulher? Retirar a chave do lixo infestado de baratas? Atravessar a tábua suspensa? As reações corporais do jogador vão sendo avaliadas por um docente.

A ideia do jogo é cativar pelas novas tecnologias os alunos e também os profissionais, tornando-os mais resilientes na sua prática clínica e estimulando os melhores cuidados em contextos múltiplos e exigentes, explica Lisa Gomes. O jogo virtual como instrumento pedagógico do Curso de Competência Emocional preenche também a lacuna de cursos de Enfermagem nacionais e internacionais que enfatizavam a proficiência técnica, negligenciando o desenvolvimento crítico da inteligência emocional dos estudantes.

O projeto pioneiro foi elaborado pelas universidades do Minho, Génova (Itália), León (Espanha), Malta (Malta), Suceava (Roménia) e pelo Politécnico de Bragança (IPB), juntando desde 2020 mais de vinte peritos de saúde, educação, ciências sociais, psicologia, informática e engenharia. Este consórcio “Serious Games for Nursing Students” foi financiado com 207 mil euros do Programa Erasmus+, resultando ainda num workshop para capacitar os docentes e num Curso de Competência Emocional, com 30 horas de casos clínicos, prática simulada e realidade virtual.



Congresso com muita procura

O congresso abre esta segunda-feira, às 9h30, com a conferência de Augusta Branco, do IPB. A abertura oficial é às 10h15, com intervenções da pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação da UMinho, Sandra Paiva, a presidente da ESE, Esperança Gago e a coordenadora do projeto e chair do congresso, Lisa Gomes. Seguem-se temas como comunicação terapêutica, burnout, arte e saúde, ensino inovador e gamificação, além de casos de estudo e de boas práticas. A conferência final é na terça-feira, às 16h15, com Nancy Sullivan, da Escola de Enfermagem Johns Hopkins de Baltimore (EUA). “O volume de inscritos e de submissões de trabalhos, bem como a representatividade geográfica e de temas, mostram a importância deste congresso e da aposta na nossa linha de investigação, visando responder aos desafios emergentes de uma sociedade aparentemente mais acelerada, individualizada e digital”, refere Lisa Gomes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho