Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho distingue desportistas da época desportiva 2021/22
Braga será sempre Capital de Cultura

UMinho distingue desportistas da época desportiva 2021/22

Ligações indevidas à rede de águas pluviais poluem ribeiro em Viana do Castelo - APA

UMinho distingue desportistas da época desportiva 2021/22

Desporto

2022-10-04 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Galardões Podium entregues ontem, para homenagear os que, em representação desportiva da Universidade do Minho, mais se evidenciaram na época 2021/22.

Citação

Universidade do Minho levou a efeito ontem ao fim da tarde, no salão medieval, a 21.ª Gala do Desporto, atribuindo prémios ‘Podium’ a estudantes-atletas e a uma treinadora com relevo nas competições desportivas universitárias na época desportiva 2021/2022.
O pró-reitor Guilherme Pereira em representação do reitor, usou da palavra sublinhando o empenho dos 306 estudantes-atletas que na época representaram a instituição nas actividades competitivas da Federação Académica do Desporto Universitário.
“Um reconhecimento particular e uma mensagem de parabéns merecem todos aqueles que alcançaram o pódio, conquistando 80 medalhas: 20 de ouro, 29 de prata e 31 de bronze que nos enchem de orgulho e que representam, na realidade, 210 medalhados (121 masculinos e 89 femininas)”, vincou.
Nos Campeonatos Europeus Universitários, “voltámos a demonstrar a nossa qualidade, conquistando três medalhas - uma de ouro e duas de bronze. Estes números são sinónimo da importância e dimensão do projecto desportivo da UMinho, à escala europeia” acrescentou adiante.
O pró-reitor aludiu também à organização de eventos desportivos. “A nossa casa voltou a ser palco de grandes decisões. Este foi um ano especial com a organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal que decorreu no mês de Julho nas cidades de Braga e Guimarães, em sete dias de competição intensa”, disse, salientando a dimensão do evento: “vinte equipas, 48 jogos e 355 participantes expressam bem a dimensão desta prova que teve eco e projecção nacional e internacional”.
Neste particular, Guilherme Pereira deixou uma palavra de agradecimento a todos aqueles que estiveram directamente envolvidos na organização deste Campeonato do Mundo, sublinhando também o empenho dos 170 voluntários que, realçou, “foram essenciais à concretização desta competição”.
A cerimónia começou com o hino académico e contou com momentos de visionamento de vídeos.

Federação Portuguesa de Futebol desafia academia a criar unidade de apoio ao alto rendimento

Na 21.ª Gala do Desporto, que ontem teve lugar no salão medieval, a Universidade do Minho (UMinho) entregou uma distinção especial à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Trata-se de reconhecer a “parceria profícua que tem mantido com a instituição minhota ao longo dos últimos anos”.
O director da FPF, Pedro Dias, que representou na gala o presidente da federação, após agradecer a distinção pediu ao reitor da Universidade do Minho “o seu empenhamento pessoal” para a concretização na academia minhota de uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento.
“Temos conhecimento que está concluído o processo que visa alargar o programa das UAARE ao ensino superior, pela relevância estratégica que este programa encerra, solicitamos o seu empenhamento pessoal para que a concretização desta programa seja suma realidade brevemente”, afirmou o dirigente, depois de lembrar que o seleccionador nacional de futsal, Jorge Braz, campeão do Mundo, e da Europa, começou a sua carreira como técnico da modalidade na Universidade do Minho.
Antes, foi justificada a distinção à Federação Portuguesa de Futebol, por desempenhar “um papel muito activo na mudança do paradigma desportivo nacional através do desenvolvimento de projectos que visam a conciliação da formação escolar e desportiva de jovens atletas e a formação pós-graduada de quadros altamente especializados. Ao longo dos anos tem demonstrado grande sensibilidade e disponibilidade para se envolver”.

Distinção para FPF
Natação e lutas elegem treinador, atletas e percurso

Maria Mimosa (natação) foi eleita treinadora do ano, acompanhada do também nadador Rafael Simões na categoria de atleta masculino do ano.
Como atleta feminina foi eleita Sofia Oliveira, do kickboxing, e atleta percurso desportivo Ana Coelho, de taekwondo. Eis alguns detalhes dos eleitos:

Treinador do Ano
Maria Mimosa: a treinadora de Natação conquistou, ao longo da época, onze medalhas de ouro, nove medalhas de Prata e quatro medalhas de Bronze.

Atleta Feminina do Ano
Sofia Oliveira: estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, a atleta de Kickboxing conquistou, na época 2021/2022, a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário de modalidade e foi campeã europeia universitária.

Atleta Masculino do Ano
Rafael Simões: estudante do Mestrado Integrado em Medicina e atleta de Natação. Na época 2021/2022, o nadador conquistou a medalha de ouro, em piscina curta, nos 50 m e 100 m bruços, e nos 4x50 m livres.
Na piscina longa venceu em 5 0m e 100 bruços. Obteve ainda a medalha de prata, em piscina longa, nos 100 m mariposa, e a medalha de bronze, em piscina longa, nos 4x50 metros livres e no colectivo.

Atleta Percurso Desportivo
Ana Coelho - terminou o doutoramento em Ciências da Saúde. A atleta de taekwondo venceu oito Campeonatos Nacionais Universitários da modalidade. A nível internacional participou nas Universíadas em 2015, onde arrecadou o 9.º lugar por equipas e o 19.º individual. Alcançou duas medalhas de bronze em campeonatos europeus universitários (2013, 2015) e conseguiu um 5.° lugar nos jogos europeus universitários (2016). Participou ainda no Campeonato Europeu Universitário em 2019, onde alcançou o 5.º lugar.

Distinção Especial
Federação Portuguesa de Futebol.

Utilização de equipamentos volta ao normal após dois anos difíceis

Após os constrangimentos devidos à pandemia, a utilização dos equipamentos desportivos da Universidade do Minho volta à normalidade, frisou o administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana.
Ao intervir ontem na 21.ª Gala do desporto da Universidade do Minho, através de mensagem que fez chegar por vídeo, devido a não poder estar pre-sente por motivo de doença, Paisana referiu que depois de dois anos de grandes dificuldades (2020 e 2021), “tudo indica que o ano de 2022 nos colocará a cerca de 80% dos incríveis registos dos anos de 2018 e 2019”.
Aquele responsável quantificou utentes inscritos, a percentagem de alunos (cerca de 26% do total) e o número de utilizações das instalações desportivas – que, como acentuou, no mês de Setembro deste ano “já ultrapassou as 110 mil”.

Adiante Paisana notou, ainda, o “dinamismo e compromisso” do Departamento de Desporto e Cultura no que diz respeito à promoção do desporto e, por inerência, a actividade física junto da comunidade académica e da comunidade local.
O adminstrador dos SASUM?destacou a programação implementada no âmbito de duas iniciativas recentes de grande relevo, começando pela semana europeia do desporto, coordenada em Portugal pelo IPDJ, que decorreu entre os dias 23 e 30 de Setembro, que visou aquele objetivo, e “em que tivemos mais de 3200 pessoas envolvidas nas actividades dinamizadas neste período de tempo”.

Referiu o dia internacional do desporto universitário: que decorreu dia 20 Setembro e o acesso livre às instalações desportivas de Gualtar e Azurém com a oferta da inscrição ou da renovação, que resultou em cerca de 600 utentes a aderir aos serviços desportivos e a dinamização de oito aulas de fitness resultou em 82 novas inscrições de utentes.
“Ambicionamos ver mais estudantes a desfrutarem de mais tempo por dia em atividades que envolvam exercício físico”, vincou.
Na assistência, ente outros, estavam a vereadora do Desporto da Câmara de Braga, Sameiro Araújo; o director regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias; dirigentes como o presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira.

“A?melhor Universidade Europeia no que diz respeito à prática desportiva (2009/19)”

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Duarte Lopes, ao usar da palavra na 21.ª Gala do desporto da Universidade do Minho, destacou os 318 estudantes atletas que, em carreira dual, complementam a sua formação académica com a prática desportiva competitiva e, em particular, todos nomeados para os galardões, “que não só adoptam este estatuto como demonstram ainda um elevado nível de sucesso académico”.
O dirigente começou por lembrar que em 2020 “fomos reconhecidos pela EUSA (European University Sports Association) como a melhor Universidade Europeia, no que diz respeito à prática desportiva, da década de 2009-2019” e, acrescentou, “não querendo descansar sobre os louros recolhidos, entramos nos primeiros anos desta década coleccionando o Troféu Universitário de Clubes em 2021, organizando o Mundial de Futsal Universitário de 2022 em tempo recorde e, já com um olho no futuro, iniciamos já os preparativos para o europeu de voleibol de 2023, deixando bem claro que o Minho é desporto”.

Por sua vez, André Reis, o presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, começou ontem a sua intervenção na 21.ª Gala de desporto da Universidade do Minho considerando que se sentia “em casa” por ser minhoto da Póvoa de Lanhoso e destacou o papel da academia minhota no desenvolvimento do desporto universitário, a nível nacional e com projecção internacional.
“É?difícil falar do desporto universitário sem falar da Universidade do Minho”, salientou o dirigente, apontando os recursos humanos que a academia minhota tem afectos à actividade desportiva mas também o seu papel pioneiro em diversas medidas, como a implementação do estauto do desportista-atleta, em que a Universidade do Minho — que considerou “um exemplo para o país e para o mundo’ — precedeu a legislação nacional.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho