Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho e IPCA cancelam actividades presenciais
Um ano de comemorações do universo camiliano

UMinho e IPCA cancelam actividades presenciais

Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

UMinho e IPCA cancelam actividades presenciais

Ensino

2021-01-22 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

A evolução da pandemia ‘obrigou’ a suspender as actividades presenciais que, no caso da UMinho e do IPCA, optaram pelo ensino à distância.

Citação

A decisão de suspender todas as actividades lectivas e avaliações presenciais têm efeito já a partir de hoje na Universidade do Minho (UMinho) e no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, disse ontem ao Correio do Minho que a “Universidade do Minho decidiu avançar com uma resposta mais forte, optando pela suspensão com efeitos imediatos na actividade lectiva presencial, incluindo todas as avaliações que estavam previstas para estes dias também foram suspensas”, adiantando que “todas as actividades lectivas e avaliações irão migrar para o online”.
No que toca às actividades de investigação, Rui Vieira de Castro explicou que estas “devem ser ajustadas, sempre que seja possível, para o regime não presencial”.

De portas abertas (com restrições ainda mais apertadas) vão permanecer as bibliotecas e os serviços de alimentação. “Temos a época de recurso no início de Fevereiro e estando em período de avaliação não podíamos fechar a biblioteca. O mesmo acontece com os serviços de alimentação que precisam de dar apoio aos alunos deslocados”.
Quanto aos recursos humanos da UMinho, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento em Março, o reitor afirmou que o “teletrabalho passa a ser obrigatório nas actividades que o permitam fazer, pois há funções que exigem estar na universidade”.

Rui Vieira de Castro afirmou que “o calendário escolar mantém-se com o início do segundo semestre, como previsto, a 18 de Fevereiro, com a diferença que as duas primeiras semanas serão em regime à distância”.
Também o IPCA mantém o calendário escolar, com o início do segundo semestre, como previsto, a 22 de Fevereiro.
Quanto às actividades lectivas presenciais, estão suspensas, a partir de hoje, passando a regime não presencial, à excepção dos exames que continuarão a ser presenciais. “Os exames continuarão a ser presenciais. Não há actividades presenciais, logo haverá pouca circulação de alunos no campus”, justificou Maria José Fernandes, presidente do IPCA.
A funcionar mantêm-se os serviços de alimentação para os alunos deslocados, bem como o serviço de transportes para o campus do IPCA.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho