Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho em destaque no festival de robótica
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

UMinho em destaque no festival de robótica

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

UMinho em destaque no festival de robótica

Ensino

2022-05-04 às 10h00

Redacção Redacção

Minhotos mostraram grandes capacidades e qualidades na prova nacional realizada em Sta. Maria da Feira, com a conquista de um 2.º e um 3.º lugares.

Citação

Após uma paragem de dois anos motivada pela pandemia de Covid-19 que assolou todo o planeta, decorreu nos passados dias 29 de Abril a 1 de Maio mais uma edição do Festival Nacional de Robótica, evento realizado no Europarque localizado em Santa Maria da Feira, e que contou com a participação de equipas oriundas um pouco de todo o país, que participam nas mais variadas provas que incluem o programa deste festival
O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho esteve em destaque nesta competição de robótica a nível nacional, tendo participado na liga da Condução autónoma com duas equipas: a equipa Formula UM e a equipa Formula DOIS. E o destaque dos minhotos foi tanto que lograram alcançar dois lugares no pódio, nomeadamente o 2.º e o 3.º lugares.
Na composição destas duas equipas participaram os alunos dos cursos de Engenharia Eletrónica Industrial e de Mecatrónica, Tiago Ribeiro, Marco Luís, António Ribeiro, Rúben Silva, Inês Ribeiro, José Carlos Martins, Rui Lima, Bruno Silva, Joel Costa, Eduardo Fernandes.
A prova consistia em o robô de cada equipa (construído em forma de automóvel) dar duas voltas a uma pista com um percurso de 12 metros de comprimento de forma completamente autónoma no menor espaço de tempo. Para além disso o carro tinha também como objectivo reconhecer sinais de trânsito, zonas de obras, estacionar sozinho, desviar-se de obstáculos, etc..
As duas equipas usaram soluções com programação clássica e com recurso à Inteligência Artificial, tendo um dos carros feito a prova apenas com essa solução.
A prova teve quatro mangas realizadas durante os três dias de competição. Os alunos trabalharam todos de forma afincada, desde seis semanas antes do evento, tendo ainda dedicado os três dias (e algumas noites) do evento à programação e calibração de parâmetros, nunca tendo desistido do seu objectivo.
O resultado do seu esforço ficou à vista ao alcançarem o 2.º e 3.º lugares na prova.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho