Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho entre as 500 melhores universidades do mundo
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

UMinho entre as 500 melhores universidades do mundo

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

UMinho entre  as 500 melhores  universidades do mundo

Braga

2022-08-17 às 12h00

Redacção Redacção

O Ranking de Shanghai colocou novamente a Universidade do Minho entre as 500 melhores instituições de ensino superior de todo o mundo.

Citação

A Universidade do Minho (UMinho) volta a figurar na lista das 500 melhores instituições de ensino superior de todo o mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2022. Esta é sétima presen- ça consecutiva da instituição entre as 500 melhores instituições de ensino superior do Mundo.
O Ranking de Shanghai, o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais, utiliza um conjunto de seis indicadores independentes para avaliar mais de 2500 universidades nas suas dimensões de ensino e investigação.
Desde 2003, o ARWU apresenta anualmente as melhores universidades do mundo com base numa metodologia transparente e dados objectivos. Este ranking foi reconhecido como o precursor dos rankings universitários globais e assume-se como sendo um dos mais confiáveis. Este ano, mais de 2.500 instituições foram examinadas e as 1000 melhores universidades do mundo constam agora da lista divulgada
Este ranking classifica as instituições num conjunto de indicadores, que incluem o número de artigos publicados nas revistas mais prestigiadas em cada área científica, o seu impacto e o nível de colaboração internacional dessas publicações.
A UMinho atingiu as suas classificações mais elevadas nas áreas da Ciência e Tecnologia Alimentar (Departamento de Engenharia Biológica) e da Engenharia Civil (Departamento de Engenharia Civil), nas quais integra, respectivamente, o Top 75 e o Top 100 mundial das instituições de ensino superior. Três áreas destacaram a UMinho na posição de liderança entre as universidades portuguesas nos respectivos domínios científicos: Direito (Top 150), Educação (Top 400) e Comunicação (Top 300).
Outras dez áreas do ensino e investigação da UMinho foram também reconhecidas nesta avaliação, e marcaram a sua presença nos respectivos rankings. Na área das Engenharias foram ainda nomeadas a Engenharia Biomédica (Top 200), a Biotecnologia (Top 300), a Engenharia Mecânica (Top 400) e a Engenharia e Ciência dos Materiais (Top 500); a Psicologia (Top 400), a Ciência Política (Top 400), e a Gestão e Negócios (Top 400), na área das Ciências Sociais; as Ciências Farmacêuticas (Top 400) na área das Ciências Médicas; a Biologia Humana (Top 400) na área das Ciências da Vida e a Física (Top 500) na área das Ciências Naturais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho