Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
UMinho inova ao criar repositório de dados de investigação
Vukcevic: “Não sei quando, mas acredito que um dia ainda vou voltar”

UMinho inova ao criar repositório de dados de investigação

IPCA dá resposta às limitações dos estudantes na frequência do ensino a distância

UMinho inova ao criar repositório de dados de investigação

Braga

2020-02-16 às 08h00

Redacção Redacção

Universidade do Minho volta a ser pioneira ao criar o Data RepositóriUM, um repositório de dados que é um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação.

Amanhã, dia em que assinala mais um aniversário, a Universidade do Minho apresenta publicamente o Data RepositóriUM, o repositório de dados da UMinho, um novo serviço para partilhar, publicar e gerir dados de investigação. Tal como há 17 anos com o RepositóriUM, a UMinho é pioneira na disponibilização de um repositório de dados de investigação para a sua comunidade.
Em comunicado, a Uminho explica que a gestão, abertura e partilha dos dados tem vindo a assumir uma crescente importância nas políticas e nas práticas de investigação no quadro da ciência aberta. A União Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, definiu a obrigatoriedade da elaboração de planos de gestão de dados, bem como o depósito e partilha (com possibilidade de excepção) dos dados produzidos pelos projetos financiados. A UMinho, que foi pioneira no estabelecimento de um repositório institucional em 2003, e tem vindo a promover o acesso aberto e a ciência aberta, pretende agora consolidar um plano de intervenção para a gestão de dados de investigação, disponibilizando alguns serviços e ferramentas de suporte, como o Data RepositóriUM.
O Data RepositóriUM (datarepositorium.uminho.pt) foi estabelecido usando a plataforma open source Dataverse (dataverse.org), desenvolvida e disponibilizada pela Universidade de Harvard, e utilizada por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo.
A sessão de apresentação conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, e acontece entre as 16 e as 17.30 horas, no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho