Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho: Investigador premiado na Polónia
Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

UMinho: Investigador premiado na Polónia

Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

UMinho: Investigador premiado na Polónia

Braga

2019-07-13 às 15h03

Redacção Redacção

Filipe Marques, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi distinguido no 15º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Promoção de Máquinas e Mecanismos (IFToMM 2019)

Citação

Filipe Marques, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi distinguido no 15º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Promoção de Máquinas e Mecanismos (IFToMM 2019), que decorreu entre os dias 1 e 5 de julho, em Cracóvia (Polónia) e que contou com cerca de 700 participantes.

Filipe Marques foi galardoado com o Prémio de Melhor Artigo na categoria estudante com o trabalho intitulado “Utilization of Non-Conformal Wheel Surfaces for Railway Dynamics”. A investigação agora premiada visa o desenvolvimento de modelos computacionais sofisticados capazes de mimetizar com fidelidade o comportamento dinâmico de veículos ferroviários, no que à interação entre as rodas e os carris diz respeito. O trabalho realizado no âmbito deste artigo possibilita a obtenção de soluções tecnológicas inovadoras de sistemas ferroviários de alto desempenho. O trabalho realizado contou com a cooperação do uma equipa alargada de investigadores, nomeadamente Hugo Magalhães e Jorge Ambrósio (Universidade de Lisboa), João Pombo (Universidade de Huddersfield, Reino Unido), Stefano Bruni (Politécnico do Milão, Itália), e Paulo Flores (Universidade do Minho).

Filipe Marques é, desde janeiro de 2016, aluno do Programa Doutoral Líderes para as Indústrias Tecnológicas no âmbito do Programa MIT Portugal. Filipe Marques é também assistente convidado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho desde setembro de 2016. Em 2015, concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho, com a classificação final de 18 valores. Filipe Marques é autor e coautor de várias dezenas de publicações científicas, técnicas e pedagógicas, tendo recebido diversos prémios científicos e académicos. Filipe Marques desenvolve as suas atividades científicas no Centro de Investigação e Desenvolvimento em MicroElectroMechanical Systems da Universidade do Minho (CMEMS-UMinho), com classificação de Excelente.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho