Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
UMinho premeia sucesso académico e excelência de estudantes atletas
Senhoras e senhores, eis Eduardo, a ‘lenda’!

UMinho premeia sucesso académico e excelência de estudantes atletas

Famalicão instala hospital de retaguarda e centro de rastreio à COVID-19

UMinho premeia sucesso académico e excelência de estudantes atletas

Ensino

2020-01-12 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Prémios de mérito desportivo foram ontem entregues a dezenas de estudantes da Universidade do Minho. Reitor destacou contributo do desporto para a educação integral.

Na cerimónia de entrega de prémio de mérito desportivo a 101 estudantes da Universidade do Minho, o reitor destacou, ontem, o número elevado daqueles que conseguiram conciliar sucesso académico com resultados desportivos de excelência. Rui Vieira de Castro aproveitou o momento para defender a actividade desportiva como “factor de construção de uma educação integral e de cidadania mais completa”.
Os prémios de mérito desportivo distinguem, a título individual ou colectivo, alunos que conseguiram lugares de pódio em campeonatos internacionais universitários ou se tenham sagrado campeões nacionais universitários e que, ao mesmo tempo, tenham obtido aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respectivo ano académico.

O reitor relevou ainda que estudantes de todas as unidades orgânicas tenham sido premiados, resultado “da aposta da Universidade do Minho na promoção da actividade desportiva”.
Na mesma cerimónia, o administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, António Paisana, afirmou que “a política de desporto seguida na Universidade do Minho caracteriza-se por uma oferta diversificada de modalidades e, simultaneamente, por uma especialização técnica de grande qualidade”.
Na última década, foram atribuídos prémios de mérito a 769 estudantes da Universidade do Minho, praticantes de dezenas de modalidades desportivas, o que representou um investimento dos Serviços de Acção Social superior a 200 mil euros.

Em 2018-2019, 101 estudantes de 42 cursos cumpriram os requisitos de atribuição de prémio de mérito.?Cerca de 40 por cento dos premiados distinguiram-se pelo desempenho desportivo nas modalidades de futsal e futebol de 11.
António Paisana lembrou ontem a importância que a União Europeia dá ao percurso dual dos estudantes. “Num dos seus documentos, a Comissão Europeia entende-a como sendo a possibilidade de o atleta combinar, sem esforços pessoais desproporcionados, a carreira desportiva com a educação”.
Na opinião do recém empossado presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Rui Oliveira, “os estudantes que praticam desporto têm uma melhor qualidade de vida”, pelo que esta actividade não pode ser descurada “como um instrumento fundamental na promoção do bem estar e na adopção de estilos de vida mais sustentáveis”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho