Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
UMinho: Reservar livros pelo telemóvel já é possível
NORTE 2020 promove 75% do investimento municipal cofinanciado pela União Europeia

UMinho: Reservar livros pelo telemóvel já é possível

Professores da UMinho já inventariaram 150 relógios de sol da região

UMinho: Reservar livros pelo telemóvel já é possível

Ensino

2011-09-24 às 06h00

Redacção Redacção

Usar o telemóvel para pesquisar e reservar publicações, consultar a ficha de utente, renovar os empréstimos e ver notícias são apenas algumas das funcionalidades do ‘catálogo mobile’ criado pela Universidade do Minho.

Citação

A Universidade do Minho (UM) é pioneira no ensino superior português a oferecer uma aplicação para dispositivos móveis com o seu catálogo bibliográfico. A inovação permite às pessoas usarem o telemóvel para pesquisar e reservar publicações, consultar a ficha de utente, renovar os seus empréstimos e ver notícias, ente outras opções.
Este “catálogo mobile” acentua a aposta digital dos Serviços de Documentação da UM, que também disponibilizam os serviços através de ‘website mobile’, RSS Feeds, Facebook e twitter.
A UM é a universidade portuguesa com maior visibilidade na internet, segundo o Ranking Web of World Universities.
A nova interface para dispositivos móveis permite aceder e usar a informação das bibliotecas da UM de uma forma amigável e com todas as principais funcionalidades do catálogo.
O “catálogo mobile” pode ser acedido pelo endereço http:// aleph. sdum.uminho.pt/mobile e o ‘website mobile’ está em http://aleph.sdum.uminho.pt/mobile.
O catálogo bibliográfico em si também tem novidades. Na lista de resultados pesquisada pode-se activar RSS Feeds (filtro de conteúdos), ver de modo mais imediato links para a versão electrónica e ver a localização do exemplar na planta da Biblioteca Geral da UMinho em Braga e em Guimarães.
No registo completo é ainda possível pré-visualizar páginas de alguns livros via Google books; ver informação adicional como o sumário, as revisões ou as notas de autor; e exportar referências para o EndNote Web, o prestigiado gestor pessoal de referências bibliográficas online.

Quatrocentos mil livros ao dispor

Os Serviços de Documentação da UM possuem perto de 400 mil livros e quase 350 mil fascículos de publicações periódicas. Em 2010 foram realizadas cerca de 180 mil transacções de empréstimo, devolução e renovação nas bibliotecas da UM por quase 12 mil utilizadores.
Realizaram-se ainda mais de dois milhões de pesquisas no seu catálogo bibliográfico, mais de 500 mil downloads de artigos na b-on - Biblioteca do Conhecimento, e mais de 1.250.000 downloads de documentos produzidos por membros da UM no RepositóriUM.
Os Serviços de Documentação da UM estão a realizar acções de apresentação/formação especialmente dirigidas aos novos alunos, organizadas através dos directores de cursos.

Bibliotecas abertas a novos alunos

Os estudantes ficam a conhecer em menos de uma hora os servi- ços e recursos existentes e aspectos práticos como as regras de funcionamento, o serviço de empréstimo (inclusive interbibliotecas), o acesso a vídeos, CD’s ou as pesquisas online.
As sessões decorrem até fim de Novembro e devem ser agendadas com o Gabinete de Difusão.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho