Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
UMinho tem 25 cientistas mais influentes do mundo
Escola Superior de Saúde do IPVC celebrou on-line o 48.º aniversário

UMinho tem 25 cientistas mais influentes do mundo

SC Braga B falha subida à II Liga

UMinho tem 25 cientistas  mais influentes do mundo

Braga

2021-03-26 às 06h00

Redacção Redacção

São cientistas de várias áreas, desde a Engenharia Biológica à Engenharia Civil e comprovam a excelência da investigação desenvolvida na academia.

A Universidade do Minho possui 25 cientistas de várias áreas entre os 160 mil mais influentes do mundo, segundo um estudo na revista ‘PLOS Biology’, coordenado pela Universidade de Stanford (EUA).
A presença reconhece a qualidade e o impacto internacional da investigação desenvolvida na UMinho. Oito dos 25 investigadores são de Engenharia Biológica – Artur Cavaco-Paulo, Eliana Souto, Lígia Rodrigues, Rosário Oliveira, José A. Teixeira, António Vicente, Madalena Alves e Eduardo Soares.
Há também três de Física (Nuno Peres, Vasco Teixeira, Yuliy Bludov), de biomateriais (Rui L. Reis, Subhas Kundu, Manuela E. Gomes) e de Engenharia Civil (Paulo B. Lourenço, F. Pacheco Torgal, Joaquim Barros).
Seguem-se dois de Medicina (Nuno Sousa, António Salgado) e de Engenharia Mecânica (Paulo Flores, Filipe Samuel Silva). Juntam-se igualmente um de Matemática (Jorge Pacheco), de Sistemas de Informação (Paulo Cortez), de Educação (Assunção Flores) e de Informática (José Neves).
O ranking representa “os 2% melhores” de sete milhões de cientistas do planeta, divididos por 22 áreas e 176 subtemas, considerando o índice de cientista, o volume de publicações e as citações dos seus trabalhos, segundo dados da base Scopus entre 1996 e 2019. Portugal tem cerca de 400 representantes elencados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho