Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
União Europeia é um projecto para actuais e futuras gerações
Guimarães: alteração do Local da Sessão Solene do 24 de Junho

União Europeia é um projecto para actuais e futuras gerações

Homem de 78 anos detido pela PJ por fogo em Braga

União Europeia é um projecto para actuais e futuras gerações

As Nossas Escolas

2025-05-10 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Comissária Europeia Maria Luís Albuquerque celebrou o Dia da Europa em Braga, cidade que apontou como exemplo da presença da União Europeia no quotidiano dos cidadãos.

Citação

A comissária europeia Maria Luís Albuquerque defendeu ontem, num encontro com alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio, que “a Europa é um projecto de futuro para as actuais e para as futuras gerações”. Num evento que celebrou o ‘Dia da Europa’, a comissária dos Serviços Financeiros e União da Poupança e dos Investimentos constatou o “privilégio que é viver numa comunidade como a União Europeia”.
Entre as oportunidades criadas pela União Europeia, Maria Luís Albuquerque apontou a livre circulação, a possibilidade de estudar noutros países e o intercâmbio com culturas diferentes.
“Os europeus criaram um privilégio para os seus concidadãos que não encontramos em outras regiões do mundo”, declarou a comissária europeia, destacando também a paz e unidade preservadas no espaço europeu, o que “continua a atrair muitos dos países vizinhos para a União Europeia”.

Sobre a oportunidade da celebração do Dia da Europa, defendeu que é uma oportunidade para refletir e transmitir os valores europeus às novas gerações, porque se a identidade europeia “tem vindo a ser reforçada”, é necessário transmitir “o que é Europa e o que significa para os jovens”, relevando “o ambiente de segurança e paz” que se tem preservado, apesar da guerra que que implica união no apoio à Ucrânia.
Natural de Braga, Maria Luís Albuquerque apontou aos jornalistas, antes de uma conversa com os alunos da Escola Secundária Alberto Sampaio sobre o futuro da União Europeia, os desafios económicos e o papel dos jovens na construção de uma Europa mais forte, solidária e sustentável, que a cidade é um “excelente exemplo de como não é preciso estar num grande centro para construir uma realidade melhor para os cidadãos”.

Maria Luís Albuquerque realizou ontem também uma visita orientada ao Santuário do Bom Jesus do Monte, evidenciando-o como uma “jóia de Portugal, que a todos enche de orgulho e de fé”.
O presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, cónego Mário Martins, evidenciou os valores humanistas e cristãos que unem o Bom Jesus e a União Europeia, afirmando a singularidade deste espaço, as suas características arquitectónicas e ambientais, exemplo de uma atmosfera coesa, una e igualmente embebida nos princípios comuns que se encontram na base da União Europeia: liberdade, democracia, igualdade e Estado de direito, promoção da paz e da estabilidade.
Participou igualmente a comissária europeia na Conferência da Primavera da ‘Junior Enterprises Europe’, que abordou o tema ‘O teu crescimento, o nosso caminho’ com dezenas de jovens empreendedores de vários pontos da Europa em sessões de formação, acções de ‘networking’ e debates.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho