Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Unidade de Saúde de Fão reabre na próxima semana
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Unidade de Saúde de Fão reabre na próxima semana

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Unidade de Saúde de Fão reabre na próxima semana

Cávado

2020-07-03 às 19h19

Redacção Redacção

Centro de Saúde de Esposende retomou horário normal

Citação

O Centro de Saúde de Esposende está a funcionar desde ontem, com o horário completo, ou seja, das 8h00 às 20h00, e, na próxima semana, vai reabrir a Unidade de Saúde de Fão, o que acontece depois de terem sido implementados todos os meios necessários que permitem salvaguardar a segurança de utentes e dos profissionais de saúde.

Começa, assim, a cumprir-se a anunciada reabertura das Unidades de Saúde concelhias que ainda se mantêm encerradas por força das obrigatórias alterações decorrentes da pandemia por Covid-19. As mesmas assentam em critérios de saúde pública no sentido de salvaguardar a prestação permanente de serviços de saúde primários à população, mas sempre observando as condições de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde.

Preocupada com o impacto que estes encerramentos, se bem que temporários, representam para a população, a Câmara Municipal tem reivindicado junto das entidades competentes (Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende e Administração Regional de Saúde), enquanto únicas responsáveis pelo funcionamento destes equipamentos públicos.

Recorde-se que, face aos constrangimentos provocados pela pandemia, o ACES Cávado foi obrigado a efetuar uma reorganização interna profunda no sentido de permitir a melhor prestação de serviços à população. Assim mesmo, e de forma a garantir as necessárias condições de segurança, o plano de retoma da prestação de cuidados nas Unidades do ACES implica a adoção de medidas extraordinárias, entre as quais a contratação de recursos humanos, razão pela qual ainda não foi possível a reabertura de todos os equipamentos.

Sublinhando que o encerramento definitivo de qualquer uma das atuais Unidades de Saúde nunca esteve em causa, e considerando os constrangimentos que se vivem nesta fase, apela-se à melhor compreensão de toda a população na certeza de que tudo estamos a fazer para que a situação se resolva no mais curto prazo possível.

Importa referir que a Câmara Municipal, numa perspetiva de apoio a toda a comunidade, tem disponibilizado circuitos de transporte que abrangem todo o território concelhio, assegurando a deslocação dos utentes. Do mesmo modo, as IPSS do concelho também têm tido o cuidado de apoiar a comunidade mais idosa no transporte, sempre que solicitada a sua colaboração e identificada a necessidade.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho