Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Universidade do Minho e A Oficina promovem curso de formação especializada em Artes Performativas
Expansão chega à Trofa

Universidade do Minho e A Oficina promovem curso de formação especializada em Artes Performativas

Braga na vice-presidência da Rede de Cidades Michelin

Universidade do Minho e A Oficina promovem curso de formação especializada em Artes Performativas

Vale do Ave

2024-02-01 às 20h26

Redacção Redacção

As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 15 de Fevereiro, através do formulário disponível no website do projecto 'Aliança UMinho'.

Citação

A Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho e A Oficina vão organizar um curso de formação especializada em 'Práticas Artísticas em Contextos Profissionais nas Artes Performativas', único no país pelo facto de oferecer uma formação na área das artes performativas que promove a profissionalização através de uma prática artística laboratorial. Este curso representa uma oportunidade formativa única que combina as competências académicas, de gestão e artísticas das duas instituições, bem como permite aos estudantes produzir trabalhos artísticos de elevada qualidade num contexto profissional. O curso distingue-se em originalidade por cruzar a esfera do ensino em artes performativas com uma instituição cultural dedicada à produção e apresentação de obras de palco, como é o caso d’A Oficina, um organismo que reúne, debaixo da sua gestão e projecto artístico, múltiplos equipamentos culturais, e que convoca para as suas actividades uma vasta equipa de profissionais qualificados do sector da cultura, que têm servido Guimarães e a região do Minho, assim como os seus artistas e públicos.

A sinergia entre A Oficina e a ELACH-UMinho que decorre deste curso procura contribuir para a criação e captação de novos agentes teatrais e culturais na região, para além de oferecer uma continuidade pedagógica fortalecida aos alunos da Licenciatura em Teatro da ELACH-UMinho. O programa oferecido permite ao formando adquirir conhecimentos teóricos e práticos quanto aos desafios da criação, tanto pelos aspectos da sua gestão e produção, quer pelas suas dimensões estéticas e técnicas. O curso de formação especializada propõe um programa aberto às artes performativas, privilegiando as áreas do teatro, da dança e da performance, nomeadamente na sua vertente transdisciplinar. Procura ainda estimular uma aprendizagem e práticas de criação colaborativas, através da apresentação de um espectáculo criado de forma colectiva (trabalho final), acompanhado e supervisionado por professores, formadores e mentores, tais como Mickaël de Oliveira, Francesca Rayner, Cátia Faísco, Francisco Neves, Rui Torrinha, Rui Pina Coelho, Patrícia Portela, Rui Catalão, Afonso Becerreá, Gianni Forte, John Romão, Jonathan Uliel Saldanha, José Manuel Mora, Rui Lima, Rui Monteiro e Sérgio Vilhena.

Leccionado em regime b-learning, 'Práticas Artísticas em Contextos Profissionais nas Artes Performativas' é um dos 112 cursos do projecto 'Aliança de Pós-Graduação da UMinho - Competências para o Futuro' financiado na sequência da candidatura da UMinho aos programas 'Impulso Jovens STEAM' e 'Impulso Adultos', lançados pelas DGES e integrados no financiamento NextGenerationEU - Plano de Recuperação e Resiliência. No final do curso, todos os estudantes (maiores de 18 e residentes em Portugal) aprovados poderão ser elegíveis para uma bolsa de mérito, conforme os critérios definidos no projecto.

Alertam-se assim todos os interessados – residentes em território nacional, graduados em artes performativas ou áreas afins, ou artistas com currículos artísticos relevantes – que as candidaturas já se encontram abertas, podendo ser efectuadas até ao dia 15 de Fevereiro através do formulário disponível no website do projecto 'Aliança UMinho', onde é possível encontrar toda a informação: www.alianca.uminho.pt/pt/Portfolio/ComunicacaoCulturaSociedadeInclusao/Paginas/Praticas-Artisticas-Contextos-Profissionais-nas-Artes-Performativas.aspx.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho