Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Universidade do Minho entrega Prémios de Mérito Desportivo
Mendanha é reforço de topo para a nova época do Este FC

Universidade do Minho entrega Prémios de Mérito Desportivo

“Queremos que as pessoas confiem e voltem a andar de autocarro”

Universidade do Minho entrega Prémios de Mérito Desportivo

Ensino

2020-01-10 às 06h00

Redacção Redacção

Conjugação da excelência desportiva com o sucesso académico vale prémio a 101 estudantes da Universidade do Minho. A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo referente à época 2018/2019 realiza-se amanhã no Campus de Gualtar.

A Universidade do Minho (UMinho) vai premiar mais uma vez os seus estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2018/2019.
Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo, 101 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 12 modalidades. O Futsal e o Futebol de 11 foram as modalidades com mais premiados.
A cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, referente à época 2018/2019 realiza-se amanhã, pelas 11 horas, no Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar.
A sessão conta com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana, do presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, do presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República, Firmino Marques, da vice presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do vice presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Alexandre Gencer, da directora da Confederação do Desporto de Portugal, Filipa Godinho, entre outros responsáveis universitários, políticos e desportivos locais e nacionais.
Este será, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou colectivo, conseguiram lugares de pódio nos Campeonatos Internacionais Universitários ou se tenham sagrado Campeões Nacionais Universitários e que, ao mesmo tempo, tenham obtido aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respectivo ano académico.
Estes prémios estão indexados ao valor da propina anual. O montante do prémio varia entre o valor integral da propina para os estudantes que conquistaram medalhas de ouro em competições internacionais universitárias, e 12,5% do valor integral da propina, no caso dos estudantes que se sagraram campeões nacionais universitários em modalidades coletivas ou provas por estafetas.
Os 101 estudantes premiados vão receber a bolsa e os respectivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica.
Estes surgem de 42 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (52), a Escola de Ciências (16) e a Escola de Economia e Gestão (12).
O Futsal, cuja equipa feminina foi campeã nacional e a equipa masculina obteve o bronze no Europeu Universitário disputado em Braga, foi a modalidade que viu mais atletas eleitos para receber o prémio (24). Na segunda posição ficou a modalidade de Futebol de 11 com 16 atletas e na terceira posição ficaram as modalidades de Andebol e Hóquei em Patins com 12 premiados. Destes 101 estudantes que vão ser distinguidos, 27 são do sexo feminino e 74 são do sexo masculino. Ao todo, a atribuição dos Prémios de Mérito Desportivo significa um investimento de cerca de 20 mil euros dos Serviços de Acção Social na promoção e reconhecimento das carreiras duplas dos estudantes atletas.
Ao todo, já foram atribuídos 769 Prémios de Mérito Desportivo num total de 10 edições desta iniciativa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho