Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Universidades do Norte de Portugal juntas em congresso de psicologia
Rádio Antena Minho concretiza o sonho de Leandro, utente do IRIS

Universidades do Norte de Portugal juntas em congresso de psicologia

Âncora Praia FC foi alvo de assalto, com prejuízos a atingir os 5 mil euros

Universidades do Norte de Portugal juntas em congresso de psicologia

Ensino

2023-05-14 às 15h14

Redacção Redacção

Mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais da área estão segunda e terça-feira na UMinho

Citação

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, acolhe a 15 e 16 de maio o 2º Simpósio Doutoral PSI.UNorte, reunindo mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais das universidades públicas do Norte de Portugal. A abertura oficial é esta segunda-feira, às 14h30, com os responsáveis das escolas/faculdades de Psicologia das universidades do Minho, Porto (UP) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), respetivamente Miguel Gonçalves, Pedro Nobre e Inês Relva.



O extenso programa inclui oito sessões paralelas iniciais, 19 comunicações orais, uma mesa redonda e uma tertúlia noturna pré-evento, além da apresentação de 40 posters e 37 pitches. Destaca-se ainda a 16 de maio, às 17h00, a palestra plenária de Tânia Morgado, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, seguindo-se o encerramento, com um(a) professor(a) e estudante da UMinho, UP e UTAD, as academias que formam o Consórcio UNorte.pt.



Entre os oradores convidados estão Bruno Aragão, deputado da Assembleia da República, Maria João Pereira, representante da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Isabel Soares, diretora do laboratório colaborativo ProChild, e Sónia Rodrigues, presidente da associação AjudAjudar.



Já os investigadores do Consórcio UNorte.pt vão apresentar temas que impactam a sociedade em geral, como pobreza infantil, distúrbios alimentares e de sono, consumo de droga e álcool, psicopatia, traumas, declínio cognitivo, sobredotação, atitudes perante alterações climáticas, gamificação, rendimento escolar, jovens nem-nem e trabalho por turnos. As relações pessoais estão também na lista, como o toque e a atração, o que muda após um cancro, a depressão pré-natal, a infertilidade, a adoção homossexual, a infidelidade, a reunificação familiar, o ciberabuso, as testemunhas de bullying, a violência sexual e os trabalhadores de sexo trans.



O simpósio é promovido pela Escola de Psicologia da UMinho (e pela sua Associação de Estudantes), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP e pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD. O objetivo é partilhar conhecimentos e práticas para aprofundar uma cultura de colaboração entre alunos, investigadores, docentes e psicólogos das três instituições. A primeira edição, simultânea à 1ª Convenção Psicologia UNorte, ocorreu em fevereiro de 2022, no Porto, com 180 participantes. Para 2024, prevê-se que o 3º Simpósio Doutoral e a 2ª Convenção Psicologia UNorte decorram na UTAD, em Vila Real.



O Consórcio UNorte.pt nasceu em 2015 e as três escolas/faculdades de Psicologia decidiram unir esforços na oferta educativa da área a partir de 2019, face à restruturação nacional dos mestrados integrados e para ganhar escala e dimensão competitiva. Harmonizar cursos de pós-graduação, facilitar a circulação de alunos e profissionais entre as três universidades, acentuar sinergias na investigação e cooperar na interação com a sociedade são algumas das metas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho