BragaHabit premiada em Santiago do Chile
2025-06-27 às 19h19
Em Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão
O Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous — o mais relevante festival de circo contemporâneo do país — regressa, entre 16 e 19 de julho, às cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Além de mais de uma dezena de espetáculos gratuitos nas quatro cidades, quem se interessa por circo contemporâneo, com ou sem experiência, tem à disposição oficinas e workshops gratuitos orientados por companhias internacionais consagradas.
Além destas ações, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous capitaliza a presença de programadores internacionais para proporcionar uma sessão de pitching. De acesso restrito a profissionais da área, este momento é uma oportunidade para artistas e criadores apresentarem os seus projetos, promovendo o encontro entre quem cria e quem programa, incentivando o diálogo e abrindo caminho ao surgimento de novas colaborações e parcerias. A sessão decorre dia 18 de julho, às 11h00, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga.
As iniciativas de mediação do festival, dirigidas a curiosos, estudantes, artistas em formação ou profissionais, abrem as portas do circo contemporâneo, partindo dos espetáculos programados para explorar técnicas de movimento, equilíbrio e manipulação de objetos, assim como a exploração de novas linguagens. Para inscrição e mais informações, basta aceder ao site do Teatro da Didascália: https://teatrodadidascalia.com/
Mulheres de mais de 60 anos tricotam a corda que será usada em Melic
A companhia If Circus apresenta, em estreia nacional, o espetáculo “Melic”, que tem por base uma corda que evoca as relações das mulheres no pós-guerra, quando tricotavam nas ruas, criando relações entre si. Este workshop convida mulheres com mais de 60 anos a tricotar a corda que será usada em cena e a partilharem as suas histórias de vida. Iniciativa dirigida à comunidade local, que decorre no dia 16 de julho, às 14h30, na Casa da Criatividade, em Barcelos.
Acrobacias em bicicletas? É possível
O espetáculo de abertura do Vaudeville Rendez-vous origina uma oficina única. No dia 18 de julho, entre as 10h00 e as 12h00, na Black Box do CIAJG, em Guimarães, os artistas de La? Bande à Tyrex explicam como conjugar técnicas de equilíbrio e truques de ciclismo acrobático. Oficina aberta a profissionais e amadores.
TeaTime Company: a relação entre o objeto e o corpo humano
TeaTime Company, fundada por Bavo De Smedt, cruza circo e dança para criar espetáculos acessíveis e poéticos. Nesta oficina — que decorre no dia 18 de julho, às 15h00, na Sala de Ensaio da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão —, Bavo explora a relação entre corpo e objeto, usando paus de diferentes tamanhos para construir uma linguagem física e emocional. Uma oficina que conjuga dança, malabarismo e acrobacia.
El Dorado: o corpo em experiência
Na oficina que parte do espetáculo El Dorado, orientada por Máximo Pastor López e Maria Smith, cada participante é convidado a apropriar-se, transformar e partilhar estilos, técnicas e descobertas, explorando a relação entre o corpo, o espaço e o grupo. Destinada a adultos, com ou sem experiência, decorre no dia 17 de julho, às 10h30, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário