Correio do Minho

Braga,

- +
‘Verão Vicentino’ assume-se como programa pioneiro em prol dos seniores
SAD do FC Famalicão apresenta encaixe financeiro de 20,5 milhões de euros

‘Verão Vicentino’ assume-se como programa pioneiro em prol dos seniores

Mais de seis dezenas de jovens atletas aderiram ao II Aquatlo

‘Verão Vicentino’ assume-se como  programa pioneiro em prol dos seniores

Braga

2024-08-08 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Reforçando a proximidade entre a junta de S. Vicente e a população idosa, o programa ‘Verão Vicentino’ envolve, ao longo do mês de Agosto, os seniores da freguesia em actividades simultaneamente pedagógicas e lúdicas.

Citação

A população idosa da freguesia de S. Vicente foi convidada, na tarde de ontem, a ‘Conhecer Braga’, através de um passeio pelos edifícios mais icónicos da cidade. A iniciativa surgiu no âmbito do ‘Verão Vicentino - Sénior Activo’, programa pioneiro no concelho de Braga promovido com o intuito de “reforçar a proximidade entre a junta de freguesia e os cidadãos, prevenindo o isolamento da população idosa através de actividades de conhecimento e lazer”, afirmou Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente.
Ao longo do mês de Agosto, o programa ‘Verão Vicentino - Sénior Activo’ permite aos idosos envolverem-se activamente em em diversos momentos que permitem o desenvolvimento de aspectos físico/motores, intelectuais, afectivo/emocionais e sociais, “sempre com o objectivo fundamental de preservar o bem-estar”.
Daniel Pinto sublinha que a missão da junta de freguesia passa por promover uma “melhor qualidade de vida de toda a população. Neste caso em particular estamos a falar de um programa pensado e dirigido a um público-alvo específico que são os nossos idosos. Eles estão entre as nossas prioridades e este é seguramente um programa pioneiro no concelho de Braga, que procura combater o isolamento dos seniores através da promoção de actividades variadas que têm uma dimensão simultaneamente pedagógica e lúdica”, afirmou.
Assim, incentivar a participação e inclusão social, fomentar as relações interpessoais e intergeracionais, e proporcionar momentos de conhecimento e lazer são os objectivos centrais das cinco actividades que compõem o programa ‘Verão Vicentino - Sénior Activo’.
Esta é a 1.ª edição de um programa que se centra num mês bastante particular. “Sabemos que Agosto é para muitos um mês de reencontros e convívios familiares. Contudo, sabemos também que nem sempre é assim. Agosto é um mês onde tradicionalmente existem menos actividades e para alguns pode ser um mês de maior isolamento e inactividade. É essa realidade que queremos contrariar com a promoção destas iniciativas”, notou o autarca. “É promovendo este contacto próximo com as pessoas e com as instituições da freguesia que conseguimos uma verdadeira mudança de paradigma”, acrescentou.
As actividades arrancaram a 2 de Agosto com um pequeno-almoço especial, acompanhado de uma conversa sobre ‘Envelhecimento activo - dicas para o seu dia-a-dia’, guiada por Joana Barbosa.
Já no dia de ontem, a ideia foi ‘Conhecer Braga’ com um passeio pelos edifícios mais icónicos da cidade, acompanhados por um guia turístico. O passeio partiu da sede da Junta de Freguesia de S. Vicente em direcção ao centro histórico, passando pela Igreja e Convento do Carmo, Jardim de Santa Bárbara, Praça Municipal, Arco da Porta Nova, Largo do Pópulo, Sé Catedral, Largo Carlos Amarante, Igreja de Santa Cruz, Igreja de S. Marcos, subiu pela Rua de S. Marcos para a Praça da República e terminou junto à Torre de Menagem, onde se falou sobre o antigo castelo da cidade.
Tiago Pinto, da divisão de Economia e Turismo da Câmara Municipal de Braga, guiou esta viagem, onde foi dando a conhecer um pouco mais sobre a história e o património bracarense. “A ideia é falar um pouco sobre as origens da cidade, passando pelo seu crescimento na era de ouro da Arquidiocese, a era do Barroco de André Soares e Carlos Amarante, e explorar um pouco as tradições e actividades modernas da cidade. No fundo, é feito um compêndio do passado, do presente e do futuro de Braga”, explicou.
O percurso teve uma duração de cerca de duas horas, e de acordo com Tiago Pinto veio despertar o interesse e a curiosidade destes vicentinos sobre a cidade onde vivem. “Há efectivamente um maior interesse por parte dos bracarenses, que muitas vezes vivem na cidade, mas não conhecem ou conhecem apenas por alto aquilo que as rodeia. Esta actividade permite que as pessoas conheçam um pouco mais o património da cidade”, disse.
O programa ‘Verão Vicentino’ continua dia 14 de Agosto com o Jogo do Bingo e com um piquenique no espaço verde da junta de freguesia. Dia 21 de Agosto realiza-se um passeio a Aveiro, com uma ida à praia que promete “fortalecer a saúde”. Entretanto, e já no dia 1 de Setembro há Domingo Dançante, um dia com diversão garantida e muita actividade física ao ritmo de músicas bem animadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho