Correio do Minho

Braga,

- +
Verde Cool 2021 superou os 500 mil euros de impacto económico na região
Ricardo Soares chama atenção para a motivação extra do Condeixa

Verde Cool 2021 superou os 500 mil euros de impacto económico na região

EPATV apresenta na Católica resultados de projecto Erasmus+

Verde Cool 2021 superou os 500 mil euros  de impacto económico na região

Economia

2021-10-07 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

INICIATIVA da Associação Empresarial de Braga permitiu servir mais de 75 mil menus e registou um aumento de consumidores de vinho verde. Ontem foram entregues os prémios do sorteio nas redes sociais.

Mais de 500 mil euros foi o impacto atingido pela edição deste ano do Verde Cool. O número foi revelado ontem pelo director geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), Rui Marques, durante a entrega de prémios da iniciativa, que decorreu no Hotel Vila Galé.
O sucesso do evento traduziu- -se, também, no número de menus servidos durante o evento: mais de 75 mil. “Esperávamos, de facto, que esta edição fosse muito bem sucedida, mas confesso que superou as nossas expectativas. Conseguimos ultrapassar os 75 mil menus, a nossa meta cifrava-se nos 70 mil. Isto implica a venda directa de cerca de 265 mil euros nestes menus de 3,50 euros cada um, mas se considerarmos as vendas indirectas que também proporcionaram, seja em vendas de garrafas de vinho, seja em jantares, o impacto superou o meio milhão de euros, o que é notável”, apontou Rui Marques.
O director-Geral da AEB fez também notar que esta foi a edição que registou maior adesão dos clientes. “Batemos recordes do ponto de vista de venda de menus”, disse Rui Marques. Tal facto espelha o retomar da economia e o sucesso do projecto.
“Está muito bem concebido e muito bem consolidado junto dos clientes e junto dos produtores de vinho”, disse o director geral da AEB.
O Verde Cool 2021 permitiu também conquistar mais consumidores de vinho verde e duplicar ou triplicar o número de clientes aderentes. “Em 70 por cento dos casos os aderentes dizem-nos que o aumento de tráfego se deve a novos clientes, que incluem residentes e turistas”, acrescentou Rui Marques.
Altino Bessa, vereador do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Braga, explicou que o Verde Cool pretende “valorizar um produto (o vinho verde) e valorizar uma região,e, com isso, ajudar à fixação de pessoas, à criação de emprego e o não abandono das terras”.
O vereador lembrou que Braga, não sendo uma região produtora, “tem sido o grande motor do vinho verde e isso altera hábitos e consumos. Para além de termos conseguido atrair novos consumidores, nós também conseguimos alterar os hábitos dos consumidores. Há aqui um novo vinho verde. O vinho verde ácido e difícil de beber ficou no passado”.
Durante o período em que decorreu o Verde Cool, os consumidores foram desafiados a participar num sorteio, em que partilhavam as experiências nas redes sociais. Posteriormente foram sorteados os três vencedores.
Ontem apenas foram entregues o primeiro e o segundo prémios, por ausência do terceiro classificado.
A vencedora do concurso é Daniela Viana, que foi contemplada com três garrafas da Adega Cooperativa de Ponte da Barca Reserva e com um voucher Vila Galé para uma estadia de uma noite para duas pessoas.
O segundo classificado foi o participante com a designação ‘Diferama’ no Instagram. Recebeu três garrafas de vinho Adega Ponte da Barca Loureiro Premium e um jantar para duas pessoas num Hotel Vila Galé do país.
Este ano foi também atribuído um prémio ao melhor menu Verde Cool. “Durante a iniciativa desafiamos os consumidores a ajudarem-nos a eleger o melhor menu Verde Cool. Era uma escolha que valorizava a harmonização do vinho com o petisco”, frisou Rui Marques, director geral da AEB.
O vencedor foi o Hotel Vila Galé, que apresentou a tapa Filete de Sardinha Panado com uma base de tosta guacamole e pimentos caramelizados.
O prémio foi um diploma e duas caixas de vinho espumante da marca ‘Vez’ da Adega Cooperativa de Ponte da Barca.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho