Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Viagem ao passado num tributo a Sá de Miranda, o poeta do Neiva
Mário Passos continua a percorrer o território

Viagem ao passado num tributo a Sá de Miranda, o poeta do Neiva

SensiSpa: Spa, cabeleireiro e estética num só espaço

Viagem ao passado num tributo a Sá de Miranda, o poeta do Neiva

Cávado

2025-05-20 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Feira Quinhentista Sá de Miranda por Terras de Vila Verde propõe uma viagem até à época renascentista, de 23 a 25 de Maio. Vão ser três dias de história num programa diversificado e com especial envolvimento das escolas do concelho.

Citação

É uma espécie de viagem no tempo, até à época renascentista, para dar a conhecer um dos “maiores” escritores portugueses e que escolheu Vila Verde para morar. Celebrar o passado e promover o futuro é o mote para mais uma edição da Feira Quinhentista - Sá de Miranda por Terras de Vila Verde. evento que decorre de 23 a 25 de Maio.
Cavaleiros e damas, monges e falcoeiros, espectáculos de espada, poesia declamada, música ao vivo, teatro de rua, dança, desfiles, demonstrações de armas, gastronomia medieval são as propostas do município para os três dias de feira, numa viagem ao período quinhentista e num mergulho na história, costumes e tradições da época.
Inspirado na obra do poeta do Neiva - Francisco Sá de Miranda -, a feira procura fomentar o interesse dos jovens pelas raízes e literatura, contando, por isso, com a participação massiva de todos os estabelecimentos de ensino do concelho.
“O objectivo é mesmo esse, é conseguir que Francisco Sá de Miranda seja conhecido por todos e trabalhar com as escolas, neste caso, todos os nossos agrupamentos, a escola secundária, a escola profissional, a academia de música, as nossas associações, ter envolvido os agrupamentos e as associações de pais é um bom sinal de que estamos a dar a conhecer um dos nossos maiores, uma figura notável que viveu em Vila Verde durante a grande parte da sua vida, que aqui escreveu, que aqui produziu a maior e a melhor parte da sua obra literária, que criou os seus filhos, que escolheu Vila Verde e que é o poeta do Neiva”, sublinhou a autarca Júlia Fernandes, na apresentação da Feira Quinhentista, lembrando que Sá de Miranda viveu em Duas Igrejas “uma boa parte da sua vida”.
“Vila Verde tem feito todo um trabalho de homenagem e de promoção e valorização de alguns dos nossos escritores e Sá de Miranda é, sem dúvida, um dos nossos maiores. É uma personalidade notável, com uma obra, extremamente, actual e o mais importante é que escolheu Vila Verde para viver”, frisou.
Num fim-de-semana “muito rico” em Vila Verde, Júlia Fernandes destaca as várias actividades - desde caminhadas, a peregrinação do Bom Despacho, Encontro Motard, em Prado, e Dia do Folclore, em Moure - culminando com a Feira Quinhentista, “um dos pontos fortes” do calendário.
Evento histórico coincide com a realização da Braga Romana e, segundo Júlia Fernandes, “é natural que possa haver públicos que tenham que decidir entre uma coisa e outra”, contudo, a presidente da câmara acredita que, como são as crianças das escolas as principais protagonistas, “as famílias venham e que as pessoas não vão deixar de vir”, “assim o tempo permita”.
“O tempo é condição primeira. Há pessoas para todos os eventos”, rematou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho