Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Viana do Castelo assinala Armistício da I Guerra Mundial
Nélson: “Estamos dentro do nosso objectivo que é entre os cinco primeiros”

Viana do Castelo assinala Armistício da I Guerra Mundial

Câmaras ou governo deviam assumir ferrovia Braga-Guimarães

Viana do Castelo assinala Armistício da I Guerra Mundial

Alto Minho

2019-11-12 às 19h14

Redacção Redacção

Presidente da Câmara de Viana do Castelo esteve presente nas comemorações do 101.º aniversário do Armistício da I Guerra Mundial.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou ontem presença no 101º aniversário do Armistício. As celebrações, promovidas em conjunto com o Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, aconteceram no Largo 9 de abril, topónimo que presta homenagem à participação portuguesa na I Grande Guerra.

Recorde-se que a 11 de novembro de 1918 foi assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e o Império Alemão, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, marcando o fim simbólico da I Guerra Mundial.

O armistício de 11 de novembro de 1918 marcou para sempre a rendição da Alemanha e o fim da I Guerra Mundial, que começou a 1 de agosto de 1914.  Assinado por todos os beligerantes, era assim suspensa a guerra e confirmada a vitória dos Aliados (franceses, ingleses e americanos) sob a Alemanha.

O local da reunião, que durou três dias, manteve-se secreto: só algumas fotografias e desenhos atestam o encontro. Com a assinatura do armistício entre as delegações beligerantes, chegaram ao fim quatro anos e três meses de hostilidades.

O armistício entrou oficialmente em vigor às 11 horas – a décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês de 1918.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.