Paulo Cunha reeleito líder da Distrital de Braga com Miguel Macedo na lista
2024-08-07 às 06h00
Antigo matadouro vai ser reabilitado para acolher espaços de cocriação e experiências artísticas. Obras estão orçadas em cerca de 3,2 milhões de euros.
O projecto de execução do Viana Viana S.T.Arts Centre foi aprovado ontem, por unanimidade, pela vereação da Câmara Municipal, tendo também sido aprovada, por maioria, a abertura do respectivo concurso público, pelo valor de 3, 226 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias.
De acordo com a memória descritiva e justificativa do projecto, propõe-se a intervenção em todo o recinto do ex-Matadouro Municipal para a criação de um espaço de cocriação, experiências artísticas, aplicações criativas de tecnologias emergentes, como a realidade virtual e inteligência artificial,
O projecto prevê a preservação da imagem formal do conjunto edificado existente, propondo a reconstrução das coberturas de telha com estrutura de madeira e a reabilitação dos rebocos exteriores que são elementos essenciais da caracterização formal dos edifícios.
Devido ao elevado estado de degradação do pavimento exterior, este deverá ser refeito contemplando a renovação prevista para o espaço público envolvente.
O projecto visa ainda garantir o acesso exterior à cobertura visitável através de uma nova escada no conjunto da ala norte, aberta para o novo arruamento pedonal previsto.
Procurando integrar as paredes de alvenaria existentes, será construído um novo edifício a poente do edifício central que garanta um amplo espaço de trabalho, de carácter flexível e divisível com partições interiores.
O projecto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal em ‘Viana S.T.Arts Centre’, no valor de seis milhões de euros, que obteve um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do programa comunitário FEDER, vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular.
O edifício irá ter elevada eficiência energética, prevendo-se que o excesso de energia renovável obtida num sistema híbrido fotovoltaico e eólico seja armazenada num sistema a hidrogénio, pioneiro a nível nacional em edifícios públicos.
A solução de reserva de energia à base de hidrogénio será utilizada quando a energia do sol ou do vento não puder ser utilizada, por exemplo para o período nocturno ou em períodos menos ventosos Espera-se um edi- fício de energia quase 0 com desempenhos bastantes superiores aos exigidos em Portugal, assim como serão aplicados princípios de eficiência hídrica e de armazenamento de águas pluviais.
O Viana Viana S.T.Arts Centre irá ter um laboratório criativo e comunitário, baseado no espírito da Ciência + Tecnologia + Arte, para que este seja um futuro espaço de criação. Até final do ano, a Câmara Municipal deverá avançar com o início das obras de reabilitação, que serão concluídas até final de 2026.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário