Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Viana do Castelo cria rede de proximidade entre baldios
Câmara Municipal inaugurou novo relvado do Águias do Neiva

Viana do Castelo cria rede de proximidade entre baldios

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Viana do Castelo cria rede de proximidade entre baldios

Alto Minho

2018-12-15 às 06h00

Redacção Redacção

Câmara de Viana do Castelo está a promover reuniões para estabelecer uma rede de proximidade entre os baldios do concelho.

Citação

A Câmara de Viana do Castelo quer estabelecer uma rede de proximidade entre os baldios do concelho e, nesse sentido, já promoveu uma primeira reunião com os Conselhos Directivos dos Baldios do Concelho de Viana do Castelo - anunciou ontem a autarquia liderada por José Maria Costa.
O vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido, referiu na reunião a importância de estabelecer uma rede de proximidade entre os Baldios do concelho, para partilha de ideias e boas práticas, dúvidas e problemas comuns no sentido de se encontrar as melhores soluções e procedimentos de trabalho, de forma integrada e do interesse de todos.

No primeiro encontro, estiveram presentes o presidentes da Junta de Carreço, em representação do Baldio de Carreço, o presidente do Conselho Directivo do Baldio de Carvoeiro, o presidente e Secretário do Conselho Directivo do Baldio de Areosa, o presidente do Conselho Directivo do Baldio de Vilar de Murteda, o presidente e o Secretário do Conselho Directivo do Baldio de Barroselas. Nesta reunião, marcaram também presença o presidente da Junta de Vila Nova de Anha e a Direcção da Associação de Caçadores de Vila Nova de Anha, tendo em conta que o município está a acompanhar a possibilidade de criação de uma entidade de gestão florestal para a área próxima à costa (zona das Corgas) daquela freguesia.

Estas reuniões serão continuadas no tempo e com periocidade trimestral, acontecendo nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro, e serão sempre temáticas, permitindo também uma fase de discussão de outros assuntos.
Este grupo de trabalho será também essencial para garantir o bom desenvolvimento dos Planos de Gestão das áreas classificadas, em curso, nomeadamente as de Rede Natura 2000 e os Geossítios (monumentos naturais), visto que se irão definir, entre outros aspectos, categorias de acções e regime contraordenacional sobre espaços que são, em parte, sua propriedade.
Neste primeiro encontro, foi ainda referido que o município está a desenvolver, juntamente com Escola Superior Agrária, uma metodologia para controlo e gestão de invasores lenhosas (como a Acácia por exemplo) e estudos de invasibilidade, resultados que estão divulgados em breve e que constituirão ferramentas à disposição dos baldios para o bom planeamento e ordenamento daqueles espaços.

Nesse sentido, foi ainda apresentado e pedido apoio para o desenvolvimento da recuperação ecológica em curso para os 13 monumentos naturais, parte em área de baldio. Este projecto envolve a parceira Quercus, que fornece mais de 115 mil árvores autóctones para plantação, e os parceiros de voluntariado para plantação e controlo do crescimento das invasoras, que incluem todos os agrupamentos de escolas do concelho, várias empresas e instituições de carácter social. O município e os conselhos directivos dos baldios farão a remoção da vegetação invasora e na preparação mecânica dos terrenos para a plantação.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho