Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Viana do Castelo debate alterações climáticas na Alemanha
Presidente da Câmara visitou empresa Robobeck na Zona Industrial da Pousa

Viana do Castelo debate alterações climáticas na Alemanha

Direcção do CRAV continua por mais nove meses

Viana do Castelo debate alterações climáticas na Alemanha

Alto Minho

2019-05-21 às 19h19

Redacção Redacção

De acordo com o memorando de entendimento, a Câmara Municipal envolve-se assim com as organizações que implementam o projeto BEACON para planear em conjunto as atividades programadas e fornecer a informação necessária para uma avaliação de necessidades do município.

O Município de Viana do Castelo está a participar na conferência europeia “Catalysing European Local Climate Action”, que decorre em Heidelberg, na Alemanha, no âmbito do projeto BEACON. Este é um projeto da União Europeia que inclui 34 municípios da República Checa, Roménia, Grécia, Polónia, Portugal e Alemanha, com a participação de 57 escolas em atividades.
Viana do Castelo foi convidada a participar pelo European Climate Iniciative, para poder apresentar a sua experiência na eficiência energética, mobilidade elétrica e ações de mitigação das alterações climáticas.
Neste encontro europeu, que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, serão debatidos temas como o combate à pobreza energética, comunicação da mitigação das mudanças climáticas, produção local de energia e mercados de energia e como motivar os jovens para ações na mudança climática.
Viana do Castelo tem uma parceria com a Universidade de Lisboa no domínio das alterações climáticas para orientação e capacitação do município na implementação da estratégia das alterações climáticas.
Recorde-se que, há poucos meses, o Município de Viana do Castelo foi selecionado pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action (BEACON). O projeto BEACON visa proporcionar a partilha de experiências e recolha de ensinamentos e boas práticas dos países envolvidos para planear e implementar uma estratégia e/ou medidas de mitigação às alterações climáticas no território de cada município.
De acordo com o memorando de entendimento, a Câmara Municipal envolve-se assim com as organizações que implementam o projeto BEACON para planear em conjunto as atividades programadas e fornecer a informação necessária para uma avaliação de necessidades do município.
Recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que inclui as grandes preocupações de Viana do Castelo no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.
Este plano é relevante enquanto instrumento estratégico para o concelho de Viana do Castelo ao permitir a antecipação dos efeitos das alterações climáticas para que o Município possa desencadear ações de adaptação adequadas com a participação dos diversos atores, nos vetores estratégicos da biodiversidade, florestas, agricultura, recursos hídricos, zonas costeiras, energia, turismo e saúde humana, permitindo ao nível local beneficiar o nível de bem-estar, segurança dos munícipes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho