Correio do Minho

Braga,

- +
Viana do Castelo distinguiu uma centena de campeões
CIM Alto Minho promove cultura acessível

Viana do Castelo distinguiu uma centena de campeões

Guimarães: Acidente de autocarro provoca três mortos

Viana do Castelo distinguiu uma centena de campeões

Desporto

2022-05-14 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Gregório Guisantes, professor de educação física, e 99 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três com títulos universitários, quatro atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda um militar com título conquistado foram agraciados na VI Gala do Desporto.

Citação

Ricardo Rego, vereador do Desporto, abriu a gala referindo a “resiliência” do movimento associativo do concelho durante a pandemia, a projecção que espera com  cidade europeia do desporto e os investimentos da autarquia.
Setenta e um clubes, cento e sessenta equipas mantiveram actividade durante a pandemia, lembrou o autarca  acrescentando que no município mais de mais de 500 alunos estão envolvidos em projectos desportivos.
Lembrou ainda os investimentos feitos na requalificação do pavilhão José Matario, campos simteticos e a conversão da antiga praça de touros numa arena desportiva com o nome Praça Viana.
Na VI Gala do Desporto de Viana do Castelo, foi entregue o Prémio Especial do Município a todas as associações e clubes desportivos que, numa época marcada pela pandemia , encararam esta adversidade com resiliência e dedicação.

Luís Nobre, o presidente da Câmara Municipal, assinalou o facto de, “apesar das paragens forçadas, dos isolamentos e da falta do tão importante público”, as associações e os clubes se terem empenhado “na reinvenção e continuarem motivados para a prática desportiva”.
“Os nossos clubes e associações desportivas mostraram que o desporto foi um importante aliado na luta pandémica. Este galardão premeia assim dirigentes, associados, equipas técnicas e atletas de todos os clubes e associações pela sua superação, empenho e união”, realçou.
O Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo foi atribuído a Gregório Guisantes, professor de Educação Física na APPACDM durante 30 anos, de 1978 a 2008, com mais 6 anos de voluntariado após a aposentação. Treinou centenas atletas portadores de deficiência para competições nacionais e internacionais. A VI Gala do Desporto de Viana do Castelo prestou ainda homenagem aos 99 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundial.

Foram, assim, galardoados os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e 4 atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda 1 atleta militar com título conquistado.
Foram ainda atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções. Como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Miguel Crespo, atleta de futebol, que em 2021, representando o Grupo Desportivo Estoril Praia, se sagrou campeão nacional da II Liga e mereceu o título de Melhor Jogador da II Liga. Foi transferido para o Fenerbahçe SK (Turquia) em Setembro de 2021.

Como Atleta do Ano – Feminina foi distinguida Ana Rodrigues, da natação, que em 2021 representou a Escola Desportiva de Viana e foi Campeã Nacional Absoluta Piscina Longa 50 metros livres sénior, campeã nacional de piscina longa 50 m e 100 metros bruços sénior, tendo sido recordista nacional absoluta e sénior 100 nos metros bruços e recordista nacional sénior nos 50 metros bruços.
O júri elegeu como Treinador do Ano Jorge Resende, da modalidade basquetebol, que representou o Clube de Basquete de Viana na época passada e foi coordenador técnico e treinador da equipa principal que milita no Campeonato Nacional da I Divisão Masculina. Foi também treinador principal da equipa sénior masculina do Clube de Basquete de Viana que subiu para o Campeonato Nacional da I Divisão Masculina em 2020, contando já com 11 épocas como treinador do Clube de Basquete de Viana.

O Atleta Revelação do Ano – Masculino é Tomás Silva, do futebol, que representou o Sporting Clube de Portugal em 2021, tendo sido campeão nacional da I Liga, foi atleta internacional, tendo integrado a seleção Sub20.
A Atleta Revelação do Ano – Feminino foi Marta Lisboeta Araújo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que foi campeã nacional de salto em comprimento sub-18 e sub-20, campeã nacional no heptatlo sub-18, recordista regional absoluta de salto em altura e salto em comprimento e recordista regional sub-18 em 100 m barreiras e heptatlo.
O Dirigente do Ano escolhido pelo júri foi Rogério Martins, o presidente da Direção do Santa Luzia Futebol Clube desde 2009, colectividade que participa, pelo décimo ano consecutivo, no campeonato nacional de futsal feminino, sendo um dos poucos clubes totalistas com presenças em todas as edições desta competição.
Como Equipa do Ano foi selecionada a equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana, que, a época 2020/2021, se sagrou campeã nacional da 3.ª divisão. Todas as atletas foram formadas no clube, com a inclusão de jogadoras de escalões de formação na equipa sénior.

Já como Associação Desportiva/Clube do Ano foi distinguido o Darque Kayak Clube, fundado em 1994, que conta com 80 atletas federados. Os seus atletas competem em todos os escalões etários nos âmbitos distrital, nacional e internacional, em provas das mais diversas disciplinas da modalidade de canoagem.
A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho