Programa ‘5 ao Dia’ já chegou a quase 18 mil crianças
2021-04-28 às 06h00
Município de Viana do Castelo antecipa investimentos em várias sectores da economia do mar. Agenda do Mar tem um horizonte de uma década. Agentes locais vão ser ouvidos para a elaboração do documento.
Quinhentos milhões de euros de investimento público e privado capaz de gerar um milhar de postos de trabalho qualificados na próxima década é o objectivo que o Município de Viana do Castelo se propõe atingir com a Agenda do Mar, um documento estratégico para o desenvolvimento do concelho. Alinhada com uma das pioridades do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Agenda, ontem anunciada, começa esta semana a ser discutida com meia centena de líderes da chamada economia do mar.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, considera que a previsão de investimento na economia do mar do concelho, nos próximos dez ano,s “é conservadora”. O autarca justificou que o que se está “a colocar em cima da mesa é um volume de investimento que é bastante conservador, atendendo não só ao investimento público, mas também ao desenvolvimento de projectos privados”.
José Maria Costa ressalva que, sendo estes os objectivos, “podem acontecer desenvolvimentos”, dada a certeza de que, “com a atractividade da região e a ligação fortíssima à Galiza podem, aparecer novas oportunidades”.
Miguel Marques, autor de vários estudos sobre a economia do mar, convidado pela Câmara Municipal para coordenar a elaboração da Agenda ‘Viana do Castelo-Retoma através do Mar’, relevou ontem, em videoconferência, que este “é o primeiro município a dar um passo em frente e a concretizar o que no terreno poderá querer significar a aposta no mar ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Este consultor confia que a Agenda do?Mar “esteja completamente alinhada com os desígnios nacionais e europeus”, ideia subscrita pelo presidente da Câmara Municipal, que manifestou a expectativa de que o documento “sirva os interesses de Viana do Castelo, mas acima de tudo os interesses da economia do mar a nível nacional”.
O edil vianense expressou o desejo de que a Agenda tenha “uma forte componente participativa e técnica para que o documento seja robusto”.
De entre os investimentos já enquadrados na Agenda do Mar de Viana do Castelo, José Maria Costa aponta o centro de inovação e valorização do território, um interface entre as universidades, institutos politécnicos e empresas, o reforço da aposta nas energias renováveis oceânicas, na construção e reparação naval, na pesca ou na aquacultura, o terminal de cruzeiros e os desportos náuticos.
Ainda de acordo com o autarca, as áreas ligadas à economia do mar “estão sempre em aberto” e “sempre foram e continuarão a ser uma ambição e aposta” do Município.
O consultor Miguel Marques entende que a Agenda do Mar de Viana do Castelo surge “em boa hora”, lembrando que, aquando da última grande crise financeira, “a economia do mar mostrou grande resiliência”.
A opção do Município vianense ganha também oportunidade depois de a economia do mar ter ganho relevância no PRR, após o período de consulta pública.
Segundo Miguel Marques, a concretização dos investimentos da Agenda do Mar beneficiará de três envelopes financeiros: o investimento privado, o PRR e a agenda europeia para o ambiente e a transformação digital.
27 Junho 2022
26 Junho 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário