Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Viana do Castelo investe 2 milhões em apoios sociais, promoção do sucesso escolar e projetos educativos
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Viana do Castelo investe 2 milhões em apoios sociais, promoção do sucesso escolar e projetos educativos

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Viana do Castelo investe 2 milhões em apoios sociais, promoção do sucesso escolar e projetos educativos

Alto Minho

2018-09-19 às 14h32

Redacção Redacção

Os projetos educativos em curso, no presente ano, vão chegar a 3.000 alunos, num investimento de 300 mil euros, envolvendo projetos variados, como Náutica nas Escolas, Rede Municipal de Ciência, Atletismo nas Escolas, patinagem e natação.

Citação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir, no atual ano letivo, 2 milhões de euros em apoios sociais aos alunos do concelho, na promoção do sucesso escolar e em projetos educativos. Para assegurar os transportes escolares durante o ano letivo 2018/2019, a autarquia vai realizar um investimento de 800 mil euros.
No que toca aos auxílios sociais para os alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância, o investimento será de 270 mil euros, abrangendo cerca de 1.300 crianças. Para as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), que vão abranger 630 alunos, serão investidos 206 mil euros.
Já para a continuação do projeto “School4All” a verba destinada são 300 mil euros. Recorde-se que, no passado ano letivo, o município de Viana do Castelo combateu o insucesso escolar junto de 8.125 alunos, apostando na música, nas ciências e no apoio social. Ao longo do ano letivo anterior, foram atendidos individualmente 732 alunos, tendo sido promovidas 315 ações de sensibilização e formação. O projeto School4All visou apoiar os alunos e famílias em situação de risco, a implementação da expressão musical e a criação da Ciência em Rede.
Para avançar com este projeto, foi necessário o envolvimento dos Agrupamentos de Escolas e Escolas, uma vez que este implicou a dinamização de ações específicas de promoção de combate ao abandono e insucesso escolar orientadas para as características, recursos e/ou problemáticas específicos e distintivos do município.
Os projetos educativos em curso, no presente ano, vão chegar a 3.000 alunos, num investimento de 300 mil euros, envolvendo projetos variados, como Náutica nas Escolas, Rede Municipal de Ciência, Atletismo nas Escolas, patinagem e natação.
O projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.
Já o projeto Atletismo nas Escolas tem como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos com Manuela Machado e os seus resultados alcançados como atleta. O conjunto de atividades/projetos a desenvolver com as escolas são realizados, num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na própria pista do Estádio Municipal Manuela Machado, onde os alunos têm a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de Alta Competição, dando como exemplo Manuela Machado.
A inovadora Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento do concelho: Laboratório de processamento de amostras em sedimentologia, Laboratório de sondagem mecânica e geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de processamento de amostras em petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória. A Rede Escolar de Ciência tem como objetivos estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local; promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula; incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores; e desenvolver a interdisciplinaridade.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho