Feira Franca de Amares reforçada após a pandemia
2022-05-05 às 13h00
Alunos do Curso de Design do Produto vão criar embalagens para o mel do da Peneda-Gerês, para a alheira vegetariana e para as roscas de Monção.
Os alunos do segundo ano do Curso de Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram desafiados pela Feel Agency a criar novos conceitos de embalagens para três artigos regionais: o mel do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a alheira vegetariana e as roscas de Monção.
O desafio visou incentivar os alunos a reconhecerem e valorizarem a história e a origem dos produtos e a conciliarem as acções teorico-práticas com a formação técnica, cultural e ambiental. O projecto envolve parceiros como a ADRIMINHO e a ADERE Peneda-Gerês.
João Martins, professor responsável pelo projecto, destaca que “Iniciativas como esta são uma motivação acrescida para que os alunos entendam as dificuldades, as expectativas e as exigências de desenvolver embalagens para produtos de grande valor acrescentado como são os produtos regionais.”
Sónia Almeida, administradora-delegada da ADERE Peneda -Gerês, defendeu que os alunos, “antes de partirem para o desenvolvimento de uma embalagem seja de que produto for”, é fundamental que tenham “um conhecimento do território”.
A professora do IPVC, Joana Santos, destacou que este trabalho “enquadra-se numa estratégia de aprendizagem colaborativa estabelecendo o contacto com empresas locais, o que traz uma mais-valia para os nossos estudantes aproximando-os do mercado de trabalho”. Por outro lado, acrescentou a docente, per- mite “ainterligação com outra área de conhecimento muito importante para o IPVC, a área alimentar.”
Rafael Oliveira, da Feel Agency, apresentou a plataforma ‘online’destinada ao projecto e frisou que o objectivo “é envolver a comunidade à volta de um tema que nos é comum a todos: a gastronomia.
Passa por juntar entidades privadas, públicas, instituições, produtores, entre outros, à volta de um tema e discuti-lo, para que o futuro seja melhor do que aquilo que temos hoje. Este projecto, por exemplo, é uma óptima forma de associar a gastronomia àquilo que eles gostam de fazer e é uma oportunidade de levar a estes jovens um conhecimento mais aprofundado sobre o território.”
22 Maio 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário