Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Viana do castelo: Mar oferece carreiras profissionais atractivas
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Viana do castelo: Mar oferece carreiras profissionais atractivas

PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Viana do castelo: Mar oferece carreiras profissionais atractivas

Alto Minho

2020-10-22 às 11h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

CIM?do ALTO MINHO liderou o projecto ‘Atlantic Youth’ que ontem chegou ao fim. Durante três anos, alunos de cinco países foramn desafiados para um maior de oportunidades no sector marítimo

Citação

Três anos de experiências de educação marítima realizadas em escolas portuguesas, francesas, espanholas, inglesas e irlandes foram ontem passados em revista no webinar ‘Educação inclusiva marítima nas escolas’, organizado pela Comunidade Intermunicpal do Alto Minho, entidade líder deste projecto ‘Atlantic Youth’, financiado pelo programa Erasmus +.
O sector marítimo oferece carreiras profissionais atractivas, as quais devem começar a ser pensadas desde cedo pelos jovens, foi uma das ideias expressas no encontro dos parceiros do ‘Atlantic Youth’, entre os quais a Escola?Carteano Mena, da freguesia de Darque.
Paulo Lima e Manuela Costa, docentes deste estabelecimento de ensino, destacaram “a involvência de toda a comunidade” no ‘Atlantic Youth’, muito para além dos 80 alunos que se inscreveram no projecto.
A monitorização e recolha de lixos em sistemas dunares, a criação de um aquário na escola, a promoção de desportos náuticos e visitas de estudo direccionadas para actividades marítimas foram actividades em que os estudantes da Escola Carteano Mena estiveram envolvidos.
O projecto ‘Atlantic Youth’ proporcionou-lhes, também, a participação em encontros transnacionais com colegas das restantes escolas parceiras.
O projecto ‘Atlantic Youth’ foi pensado para incentivar e desenvolver a educação marítima inclusiva dos jovens europeus, através da prática de desportos náuticos e da educação marítima em ambiente escolar. Visou contribuir para a implementação da Estratégia Marítima Atlântica, com o desenvolvimento da educação marítima entre os jovens, incentivando-os também a descobrir a cultura e as tradições marítimas, perspectivando as múltiplas actividades marítimas para a projecção de carreiras profissionais.
Em três anos foram desenvolvidos cinco projectos locais de educação marítima inclusiva, três encontros anuais de jovens, dois guias de apoio para professores e dois vídeos de educação marítima para alunos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho