Arsenal da Devesa alvo de tentativa de assalto
2024-12-09 às 10h31
Luís Nobre realizou uma visita inaugural ao Mercado de Natal que, até dia 23 de Dezembro, integra a programação ‘Viana Coração do Natal’. Distribuído por três espaços, o certame conta com 31 expositores, com propostas para todos os gostos.
Até 23 de Dezembro, Viana do Castelo conta com o Mercado de Natal, que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Com 31 expositores, que apresentam propostas para todos os gostos, esta evento é promovido no âmbito da programação ‘Viana Coração do Natal’, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, realizou uma visita inaugural à iniciativa. “Na abertura do Mercado de Natal, as expectativas são as maiores. Trabalhamos para criar um ambiente natalício, convidativo e propício à visitação da cidade e ao consumo no nosso Mercado de Natal e no nosso comércio tradicional”, referiu o edil vianense.
Luís Nobre explicou que o Mercado de Natal foi pensado para promover a cidade, os comerciantes, as tradições e os produtos locais. “O objectivo é que as pessoas possam viver o ecossistema natalício que tentamos espalhar pela cidade. Na tenda têm uma experiência, na Porta Mexia Galvão outra e no Largo Maestro José Pedro outra. O convite é que circulem pela cidade para visitar e reconhecer o magnífico trabalho que é feito pelos nossos artesãos, pelos nossos comerciantes, pelos cafés e restaurantes da cidade”, afirmou, acrescentando que “a mobilização de todos é fundamental para o sucesso de um mercado de elevada qualidade, colorido, bem cuidado e animado, que nos ajude a viver e a sentir o verdadeiro espírito natalício”.
Na Praça da Liberdade estão à venda artigos muito variados, entre presentes, decoração, artesanato e doces da época. Assim, as duas dezenas de comerciantes vão ter disponíveis pintura sobre tela pintada, pintura em cabaças com motivos natalícios e minhotos, artefactos em madeira, figurado certificado, sabonetes artesanais, joalharia artística em argila de polímero, artigos em ‘biscuit’, presépios e bonecos inspirados no Minho, peças decorativas e acessórios em crochet, arranjos de Natal e velas, decorações variadas da época festiva, bonecos de pano e figuras em pasta de papel, entre outros.
Na tenda da Praça da Liberdade podem ainda ser encontrados bolos, brigadeiros, salgados, compotas, frutos secos, licores, granolas, mel e derivados, ma-carons, bombocas, bombons, ‘american cookies’, sobremesas da época, chocolate quente, rabanadas e vinho.
Já no Largo Maestro José Pedro estão disponíveis crepes e waffles, licores e compotas artesanais, chás, vinho quente e chocolates, presépios, têxteis e brinquedos, bem como decoração diversa e de Natal. Este espaço conta ainda com um carrossel muito apelativo para os mais pequenos.
Na Porta Mexia Galvão, vianenses e visitantes podem encontrar jogos de tabuleiro em madeira, artigos de decoração, compotas e licores caseiros, sobremesas, vinho quente e chocolate quente, fumeiro e queijos tradicionais.
22 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário