Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Viana do Castelo muda voto antecipado para pavilhão
ACIB aconselha recurso aos benefícios fiscais

Viana do Castelo muda voto antecipado para pavilhão

Mais de 1500 refeições servidas durante a suspensão das aulas

Viana do Castelo muda voto antecipado para pavilhão

Nacional

2021-01-15 às 12h00

Redacção Redacção

Grande adesão ao voto antecipado obrigou Câmara Municipal de Viana do Castelo a transferir local do sufrágio e aumentar mesas de voto.

Cerca de 1 300 pessoas pediram, até às 9h00 de ontem, em Viana do Castelo, o voto antecipado para as eleições presidenciais, o que obrigou a Câmara Municipal a mudar o sufrágio para um pavilhão e a instalar três mesas.
“Face à grande adesão que está a ser registada, a opção foi mudar as instalações onde decorrerá o acto eleitoral.
Inicialmente, estava previsto que o voto antecipado decorresse no edifício da Câmara Municipal, mas acontecerá no pavilhão municipal de Santa Maria Maior por forma a acolher as mesas de voto, garantindo todas as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Comissão Nacional de Eleições”, revelou ontem o presidente da Câmara Municipal.
Segundo José Maria Costa, “o edifício camarário está a sofrer obras de reabilitação, situação que não salvaguardava as condições de segurança para acolher a elevada participação de eleitores e, por essa razão, foi decidido transferir o acto eleitoral para o pavilhão”.
O autarca admitiu “algumas dificuldades logísticas” na preparação do acto eleitoral, “devido à substituição de elementos que já comunicaram a desistência por doença ou isolamento profilático”.
Referiu que “nas freguesias as pessoas já estão a receber as cartas de notificação para integrarem as mesas de voto e já estão a informar que, por isolamento profilático ou razões de saúde, não poderão exercer essas funções. É preciso recrutar pessoas da bolsa de voluntários, mas não vai ser fácil”.
Reforçou que “só se a lei mudar” é que é possível “substituir um elemento da mesa de voto da freguesia de Darque por alguém que faça parte de uma mesa de voto de outra freguesia”.
Ontem iniciou-se o prazo de inscrição para votação dos infetacdos com o vírus SARS-CoV-2 e para os utentes dos lares, que termina no domingo.
“Esses votos serão recolhidos, em casa e nas instituições, nas próximas terça e quarta-feira”, especificou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019. O pedido pode ser feito por via electrónica junto do Ministério da Administração Interna no ‘site’ www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho