Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Viana inicia recuperação ecológica de cinco monumentos naturais
IPCA oferece mais de 900 vagas aos CTeSP’s

Viana inicia recuperação ecológica de cinco monumentos naturais

Universidade Católica de Braga recebe selo de verificação ‘Covid Safe’

Viana inicia recuperação ecológica de cinco monumentos naturais

Alto Minho

2020-07-02 às 11h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, deu, ontem, início ao programa de recuperação ecológica dos primeiros cinco monumentos naturais.

O Monumento Natural dos Pavimentos Graníticos da Gatenha, na costa de Afife, serviu de palco para o início da empreitada que vai recuperar ecologicamente os primeiros cinco monumentos naturais do concelho de Viana do Castelo. O investimento ascende ao meio milhão de euros e é financiado pelo POSEUR.
Além do Monumento Natural dos Pavimentos Graníticos da Gatenha, serão intervencionadas ainda as áreas relativas ao Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor, Monumento Natural da Ribeira de Anha, Monumento Natural das Cascatas da Ferida Má e Monumento Natural das Falhas das Ínsuas do Lima.
“Estas são áreas únicas para o conhecimento da história geológica da Península Ibérica desde há mais de 500 milhões de anos e que fazem parte da candidatura que o Município está a preparar para reconhecimento de território Geoparque Mundial da UNESCO”, diz fonte municipal.
Refira-se que a Câmara Municipal obteve aprovação do POSEUR para a execução do Programa de Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.
Estes são os cinco primeiros dos 13 monumentos naturais que a Câmara de Viana do Castelo pretende intervencionar com vista à respectiva recuperação ecológica. A classificação destes monumentos deve-se ao valor científico que têm para a geodiversidade, sendo que alguns deles têm também relevância em termos de biodiversidade (sítios de importância comunitária da Rede Natura 2000).
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, fez questão de marcar presença no lançamento do projecto, acompanhado pelo vereador do Ambiente e Biodiversidade, bem como dos autarcas locais e entidades relacionadam com a gestão destes monumentos naturais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho