Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Viana: Quatro novos projectos para apoiar a juventude
Chegaram a Portugal vindas da China 40 mil máscaras para o Concelho de Vizela

Viana: Quatro novos projectos para apoiar a juventude

Surf Clube de Viana arranca hoje com aulas de e-coaching

Viana: Quatro novos projectos para apoiar a juventude

Alto Minho

2020-02-15 às 11h00

Redacção Redacção

Câmara de Viana do Castelo acaba de lançar quatro projectos para apoiar os jovens. Iniciativas implicam investimento global de 135 mil euros.

São quatro os projectos para incentivar e apoiar a juventude que a Câmara de Viana do Castelo acaba de lançar. Assim, os concursos Viana Jovens Empreendedores e Viana Jovens com Talentos, o Orçamento Participativo Juvenil e a atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior visam incentivar a juventude do concelho proporcionando-lhe a oportunidade de concretizarem negócios, projectos ou apoiando financeiramente os estudos.
Em comunicado, a autarquia liderada por José Maria Costa, refere que os projectos Viana Jovens Empreendedores e Viana Jovens com Talento com investimentos previstos de 50 e de 40 mil euros respectivamente, têm como principal objectivo apoiar os jovens, com idades entre os 18 e os 35 anos, na criação do seu próprio emprego ou no lançamento de um projecto artístico/cultural.
Os prémios visam distinguir jovens residentes no concelho, individualmente ou em grupo, até ao máximo de três subscritores.
A Câmara irá publicar, em breve, os editais dos dois novos projectos, onde serão definidos prazos de candidatura e regulamentos de participação, sendo que o mínimo de projectos vencedores é de dois e o máximo de cinco.
O concurso Viana Jovens Empreendedores, de acordo com a proposta aprovada por unanimidade em reunião de executivo, visa “fomentar a criação de novos projectos empreendedores, que podem ser projectos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projectos que tenham como objectivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.
A iniciativa quer promover “a selecção de ideias ou projectos, em torno dos quais se perspective a criação do próprio emprego, capacitar os empreendedores para o desenvolvimento dos projectos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.
Na proposta do concurso Viana Jovens com Talento realça-se existência de “um conjunto de jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”. A iniciativa abrange as áreas da música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto.
O Orçamento Participativo Juvenil, dirigido ao público mais jovem, entre os 14 e os 18 anos, pretende que os jovens do concelho apresentem ideias e projectos que serão, numa fase posterior, votados pelos pares, numa iniciativa que conta com um orçamento de 25 mil euros para implementação das ideias vencedoras.
Por fim, o projecto de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior prevê um apoio aos estudantes do ensino superior que se encontrem em situação carenciada. Aqui, o investimento previsto é de 20 mil euros para este ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho