Presidente da Câmara de Viana do Castelo diz que autarcas são responsáveis pelos seus actos
2024-07-17 às 13h00
Viatura tem capacidade para 7100 litros de água, e dispõem de duas motos-bombas, sendo uma delas de grande capacidade para actuação em fogos florestais. Foi cedida pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.
Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho (BVVM) inauguraram e benzeram ontem o veículo-tanque táctico florestal (VTTF), oferecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).
A viatura tem um depósito de água de 7100 litros, com duas motos-bombas e tracção às quatro rodas.
Ricardo Dias, comandante dos BVVM, destacou que a viatura vai “complementar a capacidade de intervenção nos mais diversos cenários, especialmente nos incêndios rurais”. O comandante disse também que a viatura chegou ao quartel como resultado da luta diária dos elementos do corpo activo, do segundo comandante e do adjunto de comando. “São vocês que diariamente abdicam da vida pessoal para que o corpo de bombeiros possa ter a capacidade de resposta operacional de excelência que tem”, lembrou Ricardo Dias.
O presidente da direcção dos BVVM, Carlos Branco, destacou que a corporação reuniu os critérios da ANEPC para receber a viatura, “mormente a capacidade de gestão e as condições operacionais do corpo activo, para que este sonho se tornasse uma realidade”. Carlos Branco considerou, ainda, que a nova viatura “constituirá um reforço fundamental da nossa capacidade operacional e contribuirá para a percepção de segurança”.
O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, explicou que “há homens e mulheres capazes para fazer a ocupação em pleno dos recursos que esta viatura vai proporcionar. Vieira do Minho merecia esta viatura, porque temos dado boa capacidade de resposta”.
A directora Nacional dos Bombeiros frisou que em todo o país só foram entregue 22 viaturas do género, tendo em conta a mancha florestal dos concelhos e a capacidade de funcionamento das corporações de bombeiros.
A presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, destacou a acção do corpo de bombeiros, em particular do comandante.
A viatura foi cedida em regime de contrato de comodato e insere-se na reforma do Sistema de Prevenção e Combate de incêndios e investimento ‘ Mais Floresta’, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A viatura foi apadrinhada pelo padre Alcino Xavier, presidente da Assembleia Geral.
10 Dezembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário