Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Viatura tanque florestal aumenta eficiência dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho
Cáritas desafia a apadrinhar famílias em vulnerabilidade social

Viatura tanque florestal aumenta eficiência dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho

Presidente da Câmara de Viana do Castelo diz que autarcas são responsáveis pelos seus actos

Viatura tanque florestal aumenta  eficiência dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho

Cávado

2024-07-17 às 13h00

Miguel Viana Miguel Viana

Viatura tem capacidade para 7100 litros de água, e dispõem de duas motos-bombas, sendo uma delas de grande capacidade para actuação em fogos florestais. Foi cedida pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Citação

Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho (BVVM) inauguraram e benzeram ontem o veículo-tanque táctico florestal (VTTF), oferecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).
A viatura tem um depósito de água de 7100 litros, com duas motos-bombas e tracção às quatro rodas.
Ricardo Dias, comandante dos BVVM, destacou que a viatura vai “complementar a capacidade de intervenção nos mais diversos cenários, especialmente nos incêndios rurais”. O comandante disse também que a viatura chegou ao quartel como resultado da luta diária dos elementos do corpo activo, do segundo comandante e do adjunto de comando. “São vocês que diariamente abdicam da vida pessoal para que o corpo de bombeiros possa ter a capacidade de resposta operacional de excelência que tem”, lembrou Ricardo Dias.
O presidente da direcção dos BVVM, Carlos Branco, destacou que a corporação reuniu os critérios da ANEPC para receber a viatura, “mormente a capacidade de gestão e as condições operacionais do corpo activo, para que este sonho se tornasse uma realidade”. Carlos Branco considerou, ainda, que a nova viatura “constituirá um reforço fundamental da nossa capacidade operacional e contribuirá para a percepção de segurança”.
O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, explicou que “há homens e mulheres capazes para fazer a ocupação em pleno dos recursos que esta viatura vai proporcionar. Vieira do Minho merecia esta viatura, porque temos dado boa capacidade de resposta”.
A directora Nacional dos Bombeiros frisou que em todo o país só foram entregue 22 viaturas do género, tendo em conta a mancha florestal dos concelhos e a capacidade de funcionamento das corporações de bombeiros.
A presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, destacou a acção do corpo de bombeiros, em particular do comandante.
A viatura foi cedida em regime de contrato de comodato e insere-se na reforma do Sistema de Prevenção e Combate de incêndios e investimento ‘ Mais Floresta’, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A viatura foi apadrinhada pelo padre Alcino Xavier, presidente da Assembleia Geral.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho