-oficina dos Guerreiros abriu com muitas novidades
2025-05-12 às 18h16
Três selos para o concelho minhoto
O Município de Vieira do Minho recebeu três selos Rotas do Norte.
A distinção foi atribuída à Ponte de Rês, ao Caminho de Ruivães e à Arte dos Caldeireiros de Santa Marta de Rossas.? ?A Comissão de Gestão das Rotas do Norte deferiu os pedidos de adesão ao selo Rotas do Norte apresentados pela Autarquia de Vieira do Minho, sendo que a Ponte de Rês passou a integrar a Rota “Românico a Norte”; o Caminho Antigo de Ruivães, a Rota “Romano a Norte”; e a Arte dos Caldeireiros de Santa Marta de Rossas integra a Rota “Património Imaterial a Norte”.? ?A Ponte da Rês situa-se sobre o Rio Saltadouro, fazendo a ligação entre Salamonde e Ruivães. De acordo com o inventário do Património Arqueológico e Arquitetónico de Vieira do Minho, esta ponte revela características construtivas medievais, evidenciadas pelas siglas que ostenta no intradorso do arco, as quais sugerem uma cronologia em torno dos séculos XIII-XIV.
Na 2ª Invasão Francesa, a Ponte de Rês foi defendida pelos populares para travar o avanço das tropas de Napoleão. Este bem patrimonial integra ainda o trilho PR8 – As Pontes da 2ª Invasão Francesa, uma rota linear de 11km rica e diversificada que apresenta ao longo do seu traçado vários pontos de interesse naturais e culturais.? ?O Caminho de Ruivães fazia parte integrante do traçado da antiga via romana XVII. Conserva extensos trechos pavimentados com lajeado de tipologia romana, percorrendo um trajeto pontuado por linhas de água, levadas, muros e outras estruturas de cariz rural.? ?A Arte dos Caldeireiros consiste numa atividade artesanal de transformação da matéria-prima cobre, através da qual são produzidos diversos utensílios e peças de uso tradicional, como alambiques e objetos de uso quotidiano (panelas, caldeiras, cataplanas, regadores, objetos decorativos, entre outros). Presente em Santa Marta pelo menos desde a primeira metade do século XIX, esta arte tem hoje apenas dois praticantes em plena atividade no concelho de Vieira do Minho: Bernardino Ferreira Alves e José Moreira da Silva.? ?O selo Rotas do Norte, instituído pela CCDR NORTE e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.
17 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário