Cristiano Bacci quer Boavista “mentalmente forte” no duelo com o SC Braga
2024-12-10 às 06h00
Câmara Municipal e Santa Casa de Vieira do Minho inauguraram ontem as novas instalações do CACI que passam a ter o nome de António Cardoso, numa homenagem da Misericórdia ao edil vieirense. Secretária de Estado marcou presença na cerimónia.
A Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho deu o nome de António Cardoso ao Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), o novo equipamento social ontem inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado da Acção Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
Luís Carneiro, provedor da Misericórdia de Vieira do Minho, anunciou que por deliberação da Mesa Administrativa desta Santa Casa, o CACI passa a ter o nome do engenheiro que preside ao Município, “uma personalidade cuja trajectória representa valores que se querem perpetuar neste espaço: o compromisso com o serviço à comunidade, a dedicação ao próximo e a procura de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
“Que este nome inspire todos os que aqui trabalham e por aqui passam”, afirmou o provedor, realçando que esta nova valência social “é um espaço para todos, um espaço onde todos os direitos do cidadão serão garantidos, onde soluções serão construídas em simbiose e onde cada pessoa será tratada com a dignidade e respeito”.
Antes de anunciar o nome do CACI, Luís Carneiro lembrou que a concretização deste projecto só foi possível graças à parceria estabelecida entre a Misericórdia e o Município.
No âmbito desta “colaboração institucional em prol do bem-comum”, a provedor reforçou “o agradecimento ao presidente da Câmara, que não mediu esforços para apoiar esta iniciativa”. Luís Carneiro salientou que a dedicação do edil “juntamente com a sensibilidade e empenho da sua equipa foram decisivos para que este momento se tornasse realidade”.
Com capacidade para acolher 30 utentes, este CACI foi concretizado nas instalações do antigo Jardim de Infância de Vieira do Minho, que o Município cedeu à Misericórdia para possibilitar a criação desta nova resposta de apoio a pessoas deficientes maiores de 18 anos.
O investimento realizado, já com equipamentos, foi na ordem dos 480 mil euros, verba financiada em 85% pelo Programa Operacional Norte 2020 e os restantes 15% pelo Município de Vieira do Minho.
Já António Cardoso salientou que “é uma alegria transformar um sonho em realidade e criar uma resposta eficaz para as necessidades das nossas famílias na área de deficiência”.
“Este espaço é o exemplo da determinação e vontade deste executivo em dar respostas concretas às nossas famílias”, sublinhou Cardoso.
O edil referiu que o Município “continua empenhado em promover outras respostas de âmbito social no território” esperando contar com o apoio do poder central para esse desígnio. Dirigindo-se a Clara Marques Mendes, Cardoso referiu que a sua presença na cerimónia “reforça a presença do Estado central junto dos autarcas, das instituições e das comunidades”.
A secretária de Estado, que visitou Vieira do Minho pela segunda vez em seis meses, referiu que o projecto ontem inaugurado é “um bom exemplo daquilo que deve ser feito”, ou seja do trabalho em articulação com as instituições.
“Aquilo que instituições como a Misericórdia de Vieira do Minho fazem é verdadeiro serviço público porque dão a resposta que o Estado não conseguiria dar. Isso tem de ser reconhecido”, afirmou.
A secretária de Estado referiu ainda que o Governo está a trabalhar para promover um serviço de apoio domiciliário que agregue a resposta de âmbito social e na área da saúde, todos os dias do ano.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário