Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II
Município rejeita prospecção de lítio e outros materiais metálicos

Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II

Ministra garante tranquilidade na transição do Hospital de Braga para a esfera pública

Vikings estão de volta com Feira Medieval na Praça D.?Maria II

Vale do Ave

2019-06-16 às 14h32

Redacção Redacção

Recriação histórica no centro da cidade acontece na primeira semana de Julho. CIOR e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão celebram passagem dos povos normandos pelo concelho.

Entre os dias 4 e 7 de Julho, em toda a extensão da Praça D. Maria II, realiza-se a Feira Medieval Viking, considerada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalição o mais extenso evento evocativo da presença viking na Península Ibérica.
A organização espera milhares de pessoas naquele espaço central da cidade de Vila Nova de Famalicão, que são convidadas a conhecer um facto histórico que já completou um milénio mas que ainda é desconhecido de muitos.
De facto, foi em 2016, que se cumpriram 1000 anos sobre a incursão normanda/viking que foi enfrentada, no ano de 1016, no então Castelo de Vermoim.

A Feira Medieval Viking surge, assim, como uma oportunidade de todos poderem fazer a festa mas também de partilhar saberes diversos, num ambiente familiar, acolhedor e divertido.
Os responsáveis do Município justificam o apoio a este evento já que o mesmo cumpre a premissa da afirmação territorial e da projecção cultural e turística do concelho de Vila Nova de Famalicão, através de projectos e iniciativas com valor acrescentado e diferenciador da oferta regional e nacional, apostando numa marca/temática que é singular. Há mil anos, o território que hoje é Vila Nova de Famalicão já era estratégico no contexto de toda a região e nem os Normandos (Vikings) deixavam de por aqui passar e deixar marcas.

A envolvência da temática Viking no concelho de Vila Nova de Famalicão acompanha também, ao nível gastronómico, o bacalhau, alimento que vários especialistas apontam como popularizado em Portugal pela presença normanda no território. Por este facto, a Feira Medieval Viking liga-se, em complementaridade, com a iniciativa ‘Dias à Mesa’ que promoverá o consumo do bacalhau em diversos restaurantes do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.