Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 26,5 ME para 2025
Cabeceiras de Basto promoveu conferência sobre “Explorações Minerais na Região de Basto”

Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 26,5 ME para 2025

ULS Braga celebra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Vila Nova de Cerveira aprova orçamento de 26,5 ME para 2025

Alto Minho

2024-11-29 às 15h00

Redacção Redacção

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou para 2025 um orçamento de 26,5 milhões de euros, mais 34,5% do que em 2024, destacando o investimento na habitação social e num centro de negócios, revelou hoje o município.

Citação

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo destaca “a governação credível e realista em termos de capacidade de execução e de garantia da sustentabilidade económico-financeira do município”.

Na reunião de câmara de quinta-feira, os documentos foram aprovados com três votos a favor do PS e duas abstenções do Movimento Independente – PenCe.

Entre os “investimentos mais significativos”, a câmara enumera o Programa de apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, com sete milhões de euros para o período entre 2025 e 2027.

O município destaca também a “criação do Centro de Negócios (um milhão de euros), a beneficiação e conservação da rede viária municipal (800 mil euros) e a requalificação do edifício e da envolvente do Centro de Saúde (602 mil euros)”.

Por outro lado, há ainda a ter em conta “a ampliação do edifício do Centro Escolar Norte (507 mil euros) e a requalificação global do Centro Escolar de Covas (370 mil euros)”.

Está também previsto um Albergue de Peregrinos (353 mil euros), a requalificação da Biblioteca Municipal (329 mil euros), do Pavilhão Municipal dos Desportos (300 mil euros) e do Centro Municipal de Atletismo (97 mil euros).

O ano de 2025 contempla igualmente a “adaptação da eficiência energética nas infraestruturas públicas (315 mil euros); o projeto Cerveira Território Digital (199 mil euros) e ampliação da Creche do Centro de Apoio às Empresas (159 mil euros)”.

“O documento não promete facilidades, e, muito menos, investimentos que se sabe não poderem ser exequíveis. Este orçamento é o mais realista possível, sem quaisquer maquilhagens ou engenharias financeiras”, assinala o presidente da autarquia, Rui Teixeira (PS), citado na nota de imprensa.

De acordo com o autarca, as opções colocam “as pessoas como foco primordial, sem descurar os objetivos territoriais imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável e a audácia de lançar novos projetos para todo o município”.

“A preocupação dos investimentos elencados versa o reforço do apoio às famílias através da educação, a continuidade da melhoria das condições dos estabelecimentos de ensino, o reforço do apoio às IPSS’s e demais entidades, mantendo as contas municipais saudáveis”, afirma.

De acordo com a autarquia, o aumento de sete milhões de euros relativamente ao orçamento de 2024 (que foi de 19,8 milhões de euros) reflete a execução de várias obras no âmbito do novo Quadro Comunitário 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) manteve o valor de 2024 – 0,3%, a taxa mínima para prédios urbanos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho