Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Vila Verde assinala legado do padre Agostinho Silva no centenário do seu nascimento
Um morto e quatro feridos graves após colisão na EN 101 em Ponte da Barca

Vila Verde assinala legado do padre Agostinho Silva no centenário do seu nascimento

Quatro vítimas mortais na operação Páscoa

Vila Verde assinala legado do padre Agostinho Silva  no centenário do seu nascimento

Cávado

2024-05-20 às 23h00

Redacção Redacção

Programa comemorativo decorre de 23 a 25 de maio, com lançamento de livro e inauguração de memorial em Rio Mau

Citação

Para valorizar o legado religioso, social e humanista deixado pelo padre Manuel Agostinho da Silva, o Município de Vila Verde, a Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva e a comunidade paroquial de Rio Mau juntaram-se para assinalar o centenário do nascimento do sacerdote.

“Um homem bom”, “sempre disponível para ouvir” e preocupado sobretudo em “recolher e espalhar boas sementes” são algumas das caraterísticas apontadas ao padre que foi professor e pároco em comunidades da Ribeira do Neiva, assumindo durante 43 anos a paróquia de Rio Mau.

O programa comemorativo do centenário vai decorrer de 23 a 25 de maio, culminando com a inauguração de um memorial, no renovado arruamento entre a igreja e o largo cemitério de Rio Mau, e um convívio popular que decorrerão na tarde de sábado, depois da missa solene agendada para as 15h30.

Nascido a 23 de maio de 1924, o padre Agostinho Silva deixou diversos escritos que foram compilados num livro – ‘Respigos’ – que vai ser apresentado no dia do centenário do seu nascimento, quinta-feira, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.

A obra, editada pela Câmara Municipal e coordenada por Armandina Silva – sobrinha do sacerdote –, partilha pensamentos e perspetivas das gentes e dos territórios que o padre Agostinho serviu. Juntamente com uma exposição fotográfica dedicada à vida e obra do antigo pároco de Rio Mau, o livro vai igualmente ser apresentado na noite de sexta-feira, no auditório da sede da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva.

Na apresentação do programa comemorativo, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinhou a “importância de lembrar todos aqueles que fizeram tanto pelo concelho”. Agradeceu, por isso, a iniciativa da comissão organizadora deste “justa homenagem e reconhecimento público”.

O arcipreste e atual pároco de Rio Mau, padre Sandro Vasconcelos, confessou a felicidade pela homenagem e manifestação de gratidão ao padre Agostinho, “um homem que fez ali igreja, da qual fez parte quase 45 anos, construindo um espírito de família e comunhão que ainda perdura”.

Para a festa da comunidade, Candy Marques, em representação da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, reiterou o convite à adesão da população das comunidades locais, aproveitando para vincar a oportunidade de regresso à terra de pessoas que nasceram e viveram a infância na Ribeira do Neiva.



Padre Agostinho Silva

O padre Manuel Agostinho da Silva, natural de S. Martinho de Sande, Guimarães, nasceu a 23 de maio de 1924. Foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1946, no Seminário de Braga. Em 8 de Março de 1947 foi nomeado pároco de Carreiras e Portela no arciprestado de Vila Verde.

Dez anos depois foi nomeado pároco de Torre e Portela, no arciprestado de Amares, embora alguns dias depois tenha sido nomeado para a freguesia de Rio Mau, no arciprestado de Vila Verde, uma vez que o lugar ficou vacante. Acumulou por duas vezes a paróquia de Goães, como administrador, e a de Azões, como pároco, de 1991 a 1994.

Durante muitos anos lecionou na Telescola de Duas Igrejas, destacando-se pela sua afabilidade e gosto pela Matemática que facilmente incutia nos alunos.

Curioso, inteligente e observador, pesquisava com minúcia manuscritos antigos e ouvia atentamente as histórias das coisas e das gentes que ia registando em apontamentos dispersos, por vezes publicados em jornais da região sobre o pseudónimo de MAGOS.

Em dezembro de 1999 foi substituído, por motivos de saúde, e faleceu a 21 de maio de 2001.



Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho