Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Vila Verde e Amares assinalam Sto. António com missa especial transmitida online
Casa de Trabalho de Fontarcada melhora instalações para utentes

Vila Verde e Amares assinalam Sto. António com missa especial transmitida online

Esporões vive “dia histórico” com protocolo para valorizar ruínas arqueológicas

Vila Verde e Amares assinalam Sto. António com missa especial transmitida online

Cávado

2021-06-13 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Ainda não foi este ano que as tradicionais Festividades Antoninas de Vila Verde e Amares puderam realizar-se com as suas marchas e fogueiras, arraiais e multidões; mas vilaverdenses e amarenses prometem honrar o seu querido Santo António.

A pandemia de Covid-19 voltou a adiar o regresso das tradicionais Festas Antoninas de Vila Verde, mas, tal como no ano passado, os vilaverdenses vão celebrar o Dia de Santo António com uma missa, que vai ter lugar às 11 horas, na Igreja Matriz de Vila Verde, que vai ser transmitida em directo na página oficial do Facebook Município de Vila Verde.
“As emblemáticas Festas de Santo António não se realizam mais uma vez, mas fazemos votos para que em 2022, voltaremos a encontrar-nos e encher a nossa vila de alegria e tradição”, indicou o Município de Vila Verde. A autarquia vilaverdense indica, no entanto, que a efeméride não poderia deixar de ser assinalada, até porque se trata de “uma data de carácter muito especial para o povo vilaverdense”.

A organização das festividades concelhias em honra de Santo António considerou não estarem, ainda, reunidas todas as condições sanitárias e logísticas necessárias para a realização do evento, daí que as celebrações se remetam à actividade mais religiosa e no sentido de evitar aglomerações, a missa deverá ser visonada através da página de Facebook do Município de Vila Verde.
“As regras para assistir à missa de Santo António são as impostas pela Direcção-Geral de Saúde. Desta forma, é obrigatório o uso de máscara, excluindo o momento da comunhão e as mãos devem ser desinfectadas à entrada”, refere a nota municipal enviada à comunicação social.

Outra das regras impõe que os lugares na igreja estejam previamente marcados e assinalados, no sentido de que haja apenas uma pessoa por cada quatro metros quadrados.
É também exclusivamente online, por via das redes sociais, que está a ser celebrado o Santo António em terras de Amares.
“Mais uma vez não foi possível este ano a realização das Festas d’Amares nos moldes habituais”, mas a Associação de Festas Antoninas de Amares não quis deixar passar a data ‘em branco’ e preparou uma programação especial transmitida on-line. Ontem foi transmitido um ciclo de entrevistas com todas as Marchas Antoninas, que estavam em crescendo em Amares e cada vez mais com grande nível de participação e no final do dia os dj amarenses Mayze X Faria, acompanhados por Inês Almeida, deram música, num espectáculo único com imagens de drone a sobrevoar a Praça do Comércio.

Mas não só. O espaço junto à Igreja Matriz de Ferreiros e a Praça do Comércio estão enfeitados e iluminados e o Município autorizou a instalação de alguns espaços de ‘comes e bebes’, mas o apelo é para que não haja aglomerações e para que as pessoas dispersem.
Hoje, Dia de Santo António, a organização das Festas d’Amares transmite em directo também a Missa em Honra de Santo António, que se realiza a partir da Igreja Matriz de Ferreiros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho