Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vila Verde: Estratégia ambiciosa visa mais inclusão e igualdade
Cristiano Bacci quer Boavista “mentalmente forte” no duelo com o SC Braga

Vila Verde: Estratégia ambiciosa visa mais inclusão e igualdade

Viana do Castelo: “Plano do Governo não responde às necessidades da comunicação social”

Vila Verde: Estratégia ambiciosa visa mais inclusão e igualdade

Cávado

2024-12-09 às 10h31

Redacção Redacção

No balanço da Semana Municipal para a Igualdade e Inclusão, Júlia Fernandes assume a “determinação na concretização de uma estratégia ambiciosa” para o futuro do concelho e qualidade de vida das populações.

Citação

No balanço da Semana Municipal para a Igualdade e Inclusão promovida pelo Município de Vila Verde, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, assumiu a “determinação na concretização de uma estratégia ambiciosa e decisiva para o futuro do concelho e a qualidade de vida das populações”.
“A inclusão e a igualdade são caminhos decisivos na construção de um território cada vez mais coeso, competitivo e desenvolvido”, justificou a autarca, vincando “a importância da igualdade de género e da promoção da inclusão social para o sucesso de qualquer estratégia séria de desenvolvimento e progresso”.

No processo de afirmação de Vila Verde como ‘Município de Excelência para Viver em Igualdade’ – prémio atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género –, a autarca destacou o “trabalho único e insubstituível” das IPSS e demais parceiros na construção de “um concelho cada vez mais justo e solidário”.
A inauguração de um mural de arte urbana, pintado por jovens refugiados e migrantes, no âmbito do projecto global e de inclusão ‘Habito o Mundo’, foi um dos momentos da Semana Municipal para a Igualdade e Inclusão. O projecto envolve as Fundações Calouste Gulbenkian e La Caixa, a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore e a Cruz Vermelha.

O Mural, que pode ser apreciado no largo da Carvalhosa, em Vila Verde, contou com a orientação dos artistas Azul e Godmess. Participaram jovens vindos de S. João da Madeira e do Centro de Acolhimento Especializado para crianças e jovens estrangeiros não acompanhados (CAEMA) em Prado.
Nesta semana de actividades participaram também os utentes e o rancho do complexo da APPACDM e as comunidades da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde.
A igualdade salarial entre mulheres e homens foi outros dos temas explorados, enquanto “causa que tem de ser contínua e permanente, em nome de uma sociedade mais justa e desenvolvida”. Como destacou a presidente da Câmara, “nada justifica que resultados iguais no trabalho, na competência e no mérito sejam retribuídos de forma diferente, consoante seja homem ou mulher”.
Na abordagem a este tema, a autarca apontou como “bom exemplo” a empresa de olaria e cerâmica ‘Castanheira & Dantas’ – em Cervães, Vila Verde –, que recebeu o ‘Selo da Igual- dade Salarial 2024’, atribuído pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego – CITE.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho