Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Vila Verde homenageou obreiros que construíram “território diferenciador”
César Peixoto prioriza triunfo na I Liga antes de imaginar Moreirense na Taça da Liga

Vila Verde homenageou obreiros que construíram “território diferenciador”

Desafio agora passa por “captar novos públicos” para o Mercado Municipal de Braga

Vila Verde homenageou obreiros que  construíram “território diferenciador”

Cávado

2020-10-25 às 12h00

Paula Maia Paula Maia

Dia do Concelho assinalou-se ontem com uma cerimónia restrita onde se homenagearam todos os que, ao longo de várias gerações, transformaram o concelho e os que hoje lhe dedicam o seu empenho com os olhos postos no futuro.

No dia em que assinalou os 165 anos da fundação do concelho, o Município de Vila Verde homenageou e condecorou cidadãos e instituições que contribuíram para o desenvolvimento e crescente afirmação do concelho ao longo dos tempos.
Numa cerimónia restrita devido à situação pandémica (com transmissão em directo nas redes sociais do município), a tónica principal do discurso proferido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde centrou-se naqueles que ao longo da sua história contribuíram para a construção de um “território diferenciado”.
“Estão de parabéns os vilaverdenses que ao longo de várias gerações, com a sua determinação, trabalho, saber, a sua capacidade criativa, transformaram o concelho numa terra que a todos nos orgulha”, disse.
António Vilela frisou que, mesmo em circunstâncias particularmente difíceis como as que estamos a viver, esta efeméride não podia deixar de ser assinalada, recordando, que ao longo de 165 anos, em momentos igualmente difíceis, os concidadãos deram o melhor de si pelo “engrandecimento” do concelho.
Assim, além de evocar todos quantos prestigiaram Vila Verde, o autarca considerou também “da maior justiça” reconhecer todos os que hoje dignificam o concelho com “o seu talento, dedicação e esforço”, aproveitando a cerimónia para condecorar personalidades, entidades e empresas. Entre as distinções, destaque para a atribuição da Medalha do Concelho a João Lobo Araújo, pelo seu trabalho no campo jurídico literário, social e cultural, e ao professor António da Mota Alves, pelo reconhecimento dos seus serviços no campo político, turístico, social, cultural e de desenvolvimento terri- torial.
Foi também distinguido com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro o fotojornalista Alfredo Cunha e os grupos folclóricos das Lavradeiras de Parada de Gatim e de Escariz S. Mamede.
O município distinguiu também com a Medalha de Mérito Municipal em Prata 11 personalidades, três dos quais presidentes da junta e ainda quatro instituições.
A nível empresarial também foram homenageadas cinco empresas de áreas distintas, assim como três atletas de diferentes modalidades.
Na mesma cerimónia foram ainda agraciados os funcionários do Município com mais de 15 e 20 anos de serviço.
“A projecção e o grande salto qualitativo que este concelho deu no passado e nos últimos anos nunca teriam sido possíveis sem esta conjugação de esforços e sinergias”, referiu propósito António Vilela, garantindo que o trabalho vai continuar a ser feito com tenacidade, realismo e “com a dose certa de ambição”, alicerçado na concretização de investimentos direccionados para a criação e melhoria de infraestruturas básicas, equipamentos públicos, de reabilitação urbana e de requalificação da rede viária.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho